Produtores recebem orientações da aplicação de agrotóxicos

Jornal O Norte
09/04/2008 às 10:28.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:29

Cecília Oliveira


Colaboração para O NORTE

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar Minas ministrou no município de Itacambira, no Norte de Minas, onde se concentram grandes plantações de eucaliptos,  cursos sobre a aplicação de agrotóxicos. Foram profissionalizados nos meses de março e abril 24 trabalhadores rurais.

No Brasil, estima-se que morrem 5.000 trabalhadores por ano, vítimas de agrotóxicos. Grande parte dessas mortes poderiam serem evitadas se houvesse o uso efetivo de equipamentos de proteção individual - E.P.I. (luvas, máscara, óculos de proteção, avental, botas, chapéu, dentre outros) por parte dos agricultores que manuseiam o produto. O curso Trabalhador na Aplicação de Agrotóxicos ministrado pelo Senar leva aos trabalhadores, todas as orientações de manuseio de equipamentos e proteção pessoal no trabalho, além de lições de proteção ao meio ambiente.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as intoxicações agudas por agrotóxicos são da ordem de 3 milhões por ano, com 2,1 milhões de casos só nos países em desenvolvimento como o Brasil. O número de mortes atinge 20.000 em todo o mundo, com 14 mil nas nações do terceiro mundo. Mas, os especialistas acreditam que as estatísticas reais devem ser ainda maiores.

Segundo informações do mobilizador, André Luiz Mendes Souza do Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros, parceiro na realização dos cursos, é muito comum ver estes trabalhadores fazendo o uso incorreto dos equipamentos de proteção individual, colocando em risco sua saúde e a dos outros. “Com os cursos, além de proteger a saúde dos produtores rurais, melhoramos a qualidade dos alimentos e produtos”. O próximo município a receber o curso será São Francisco de 10 a 12 de abril.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por