Produtores rurais aprendem a cuidar da saúde bucal com medicina natural

Jornal O Norte
07/03/2008 às 10:37.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:27

Cecília Oliveira


Colaboração para O NORTE

O Senar-Minas- Serviço nacional de Aprendizagem Rural, em parceria com a prefeitura municipal de Glaucilândia,realizou durante uma semana, curso sobre o uso de plantas medicinais para 12 profissionais de saúde do programa saúde da família de comunidades rurais.

O curso -Trabalhadores no Planejamento Primário de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares, foi ministrado pelo instrutor pós-graduado em plantas medicinais pela Universidade Federal de Lavras, Marcos Guião, com duração de 40 horas, entre os dias 25 a 29 de fevereiro e foi direcionado apenas a agentes de saúde do PSF. Segundo ele, o curso, além de agregar valores da cultura local, mostra como dores de cabeça, articulares, enxaqueca, picadas de animais peçonhentos, febres, gripes, alergias, inflamações e várias outras doenças, podem ser curadas com o simples uso de plantas, ervas, argilas, raízes e chás. Ensina também a fabricação de tinturas, xaropes, soro, pomadas, gel, solução nasal e a distinguir as plantas tóxicas.

Marcelo dos Reis, agente do PSF da comunidade de Lagoa do Boi, disse que não tinha noção que plantas tão comuns em sua região, poderiam ser tão úteis em tratamentos de doenças como as dores articulares, tratadas com antibióticos. Informou que vai desenvolver um trabalho com as famílias da sua comunidade, para que usem mais as plantas em seus tratamentos de saúde.

Segundo Marcolina Alves dos Santos, atendente das comunidades de Barra do Caiçara, Água Boa e Bairros de Glauciländia, o curso veio atender uma grande necessidade dos agentes e dar-lhes possibilidades de direcionar e orientar bem o seu público.

Para o gerente regional do Senar-Minas em Montes Claros José Belas, a meta é atender várias outras comunidades rurais do Norte de Minas com o curso de Plantas Medicinais, pois além de usarem os recursos naturais e a biodiversidade local, vai representar uma grande economia para os moradores da zona rural. O próximo município a receber o curso será Bocaiúva de 10 a 14 de março.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por