Produtores rurais têm até dia 26 de junho para se inscreverem na Expomontes 2009

Jornal O Norte
29/05/2009 às 10:17.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:00

Já estão abertas na Sociedade Rural de Montes Claros as inscrições de animais de produtores rurais que desejam participar da 35ª Exposição Agropecuária de Montes Claros – Expomontes 2009. A maior mostra agropecuária do Norte de Minas será realizada no período de 1º a 12 de julho no Parque de Exposições João Alencar Athayde, reunindo produtores rurais e empresários de diversas regiões do Estado e do País.

Cada expositor poderá participar da mostra com até 15 bovinos e 15 equídeos das raças Appaloosa, Quarto de Milha, Pint Horse, Nelore, Guzerá, Mangalarga Marchador, ovinos e caprinos das raças Santa Inês e Böer. As inscrições serão encerradas no dia 26 de junho, ou antes, quando houver preenchimento da capacidade de abrigo do Parque de Exposições.

As taxas de inscrição variam de R$ 100,00 a R$ 150,00, para sócios da Sociedade Rural e produtores que não integram o quadro da entidade. Para os criadores que participarem da Exposição até com dois animais a taxa de desconto será de 5%. De 3 a 5 animais o desconto será de 10%; de 6 a 10 animais, o percentual de desconto sobe para 15% e acima de dez animais a redução da taxa de inscrição será de 20%.

A entrada de animais no Parque de Exposição acontecerá a partir do dia 30 de junho. Os criadores que vão expor cavalos da raça Mangalarga Marchador poderão levar seus animais para o Parque entre os dias 6 e 8 de julho, até às 18 horas. A realização de provas funcionais acontecerá a partir do dia 4 de julho. As raças Quarto de Milha, Appaloosa e Paint Horse serão julgadas no dia 5 e gado da raça Nelore nos dias 8 e 9. O julgamento de ovinos e caprinos está marcado para o dia 8 e cavalos Mangalarga Marchador entre os dias 9 e 11 de julho. Animais da raça Sindi e demais zebuínos serão julgados no dia 10 de julho. Para o dia 11 está previsto o julgamento da raça Guzerá.

CERTIFICAÇÃO

Para inscrição de bovinos e bubalinos os criadores terão que apresentar GTA- Certificado de Vacinação contra febre aftosa, devendo o prazo de validade cobrir todo o período da exposição e o retorno dos animais à origem. Outra exigência será a apresentação de vacinação contra brucelose para as fêmeas até 24 meses de idade e atestado de exame negativo para brucelose para as fêmeas não vacinadas e machos acima de oito meses de idade. Todos os animais acima de seis semanas de idade, também deverão possuir atestado de exame negativo para tuberculose.

Já para a inscrição de eqüídeos os produtores rurais deverão apresentar atestado negativo de anemia infecciosa eqüina pelo método de imunodifusão, em exames realizados até dois meses antes da entrada dos animais no Parque de Exposições. Os criadores deverão apresentar ainda GTA- Guia de Trânsito Animal, emitida por veterinário credenciado junto ao Ministério da Agricultura e vacinação contra gripe eqüina – Tipo A, efetuada num prazo mínimo de 15 dias antes do início da Expomontes.

Os criadores de ovinos e caprinos também deverão apresentar GTA e os animais deverão estar dentro das exigências previstas na legislação sanitária do IMA-ministério da Agricultura e do Instituto Mineiro de Agropecuária. Informações detalhadas sobre a inscrição de animais para a Expomontes, poderão serem obtidas na Sociedade Rural de Montes Claros através do telefone (38) 3215-1212.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por