Produtores terão acesso a mudas geneticamente melhoradas com menor custo

Jornal O Norte
15/05/2010 às 11:05.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:29

Samantha Mapa


Colaboração para O NORTE

NOVA PORTEIRINHA - Inaugurado na quarta-feira, 12, o laboratório de Biotecnologia na Unidade Regional Norte de Minas da Epamig, em Nova Porteirinha. O laboratório auxiliará nas pesquisas para a produção de mudas geneticamente melhoradas.

Com capacidade para produzir mais de 100 mil mudas por ano, o laboratório será estratégico na produção das principais culturas da região como banana, morango, mandioca, pequi, rambotan e abacaxi. Inicialmente, serão produzidas cerca de 10 mil mudas de banana, por semestre, para atender a demanda da região, que é forte produtora desta fruta.

A pesquisadora da Epamig, Luciana Londe, que coordenará o laboratório, explica que serão exercidas duas funções laboratoriais, a cultura de tecidos e a biologia molecular. – Na parte prática produziremos mudas para atender aos produtores da região; na parte científica o laboratório terá como objetivo estudar novas espécies de mudas, promover seleção de culturas mais resistentes à seca, bactérias e fungos. Nessa parte leva-se maior tempo para obtermos resultados – avalia.

Luciana afirma que através da tecnologia de ponta, encontrada neste laboratório, os produtores rurais terão mudas de maior qualidade, menor custo e mais próximas à realidade da região. – Teremos a garantia de mudas com ausência de patógenos e isso é também benéfico para o consumidor – aponta.

Para o produtor de banana, em Janaúba, Jorge de Souza, o laboratório é um grande acontecimento para os produtores da região. – Temos aqui algumas doenças da bananeira, como por exemplo, o Mal do Panamá, portanto, essas tecnologias poderão nos dar respostas e assim teremos mais competitividade nos mercados interno e externo – ressalta.

O laboratório de biotecnologia foi desenvolvido em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia e com o Governo de Minas.

A Epamig no Norte de Minas passa a contar com cinco laboratórios para desenvolvimento de projetos e pesquisas. Além do de Biotecnologia, a unidade também possui os laboratórios de Fitopatologia e Nematologia, Pós-Colheita, Produção de Sementes, e Análise de Solos. (*Assessora de Comunicação da Epamig).

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por