Profissionais procuram especialização em assistência a criadores de Mangalarga

Jornal O Norte
22/06/2006 às 12:59.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:38

Criadores de cavalos da raça mangalarga marchador de outros Estados vão trazer seus animais para participarem da Expomontes desse ano. Serão mais de 150 cavalos vindos da região, do Estado de Goiás, Bahia e Belo Horizonte e Brasília.

Segundo o presidente do Núcleo do cavalo mangalarga marchador do Norte de Minas, Dario Moreira Colares, neste ano a participação de criadores da região chegará a 60%.

- O Norte de Minas é atualmente uma referência nacional na criação de cavalos de alta qualidade, uma vez que os criadores estão investindo muito em novas tecnologias para o melhoramento das raças, em inseminação e transferência de embriões de garanhões premiados em outras regiões do país,frisa Dario Colares.

Segundo ele, Minas Gerais se constitui atualmente no Estado que possui o maior número de criadores de cavalos no país, sendo que só no Norte de Minas a atividade envolve mais de 80 criadores ativos filiados à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos mangalarga marchador. Ao todo a região possui cerca de quatro mil animais registrados.

Nos últimos anos a criação de cavalos na região vem crescendo consideravelmente, tanto pelo fato de a região ter um grande potencial para a implementação desta atividade, com pelo fato de muitos profissionais liberais estarem investindo na compra de animais para realização de atividades de lazer nos finais de semana e feriados prolongados. Isso tem proporcionado, na visão de Dario, a realização de investimentos na cadeia do agronegócio do cavalo, através da proliferação do número de haras e de estabelecimentos especializados em cuidar dos animais, uma vez que a maioria dos profissionais liberais que estão investindo na compra de eqüinos, não tem nenhuma ligação com atividades do setor rural.

Com  a implantação dos cursos de zootecnia da UFMG e da Unimontes a procura pela especialização em manejo com cavalos tem sido o norte para alguns profissionais. A assistência a criadores de eqüinos, pode proporcionar um considerável ganho na melhoria do tratamento dos animais e desenvolvimento de tecnologias que vão contribuir com o aumento da qualidade do plantel.

Durante a realização da Expomontes 2006 o Núcleo do Cavalo mangalarga marchador estará realizando dois leilões. Sábado, dia 1o de julho, será realizado a partir das 20 horas o Leilão de Eqüinos Serviço e Lazer. Também a partir das 20 horas do dia 8 será realizado o Leilão Elite mangalarga marchador. A previsão é de que sejam colocados à venda 35 lotes de animais, com preço médio atingindo a cifra de R$ 4 mil.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por