Programa Crediamigo cresce 47% nos últimos 12 meses

Jornal O Norte
09/10/2010 às 10:15.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:41

A carteira ativa do programa de microcrédito produtivo orientado urbano do banco do Nordeste, Crediamigo, cresceu 47% nos últimos 12 meses e atingiu a marca de R$ 614,3 milhões. Entre janeiro e setembro deste ano, o programa contratou mais de 1,1 milhão de empréstimos junto a microempreendedores da área de atuação do BNB. Isto significa uma injeção de R$ 1,4 bilhão na economia informal da Região.

A inadimplência global do programa, que era de 1,16% em dezembro de 2009, foi reduzida para 1% em setembro deste ano.

- Isso demonstra que o crescimento operacional está sendo acompanhado pela melhoria da qualidade de nossa carteira ativa, contribuindo de forma ainda mais eficiente para o sucesso do programa e também de nossos clientes - afirma a superintendente de microfinança urbana e MPE do BNB, Anadete Torres.

Atualmente, o Crediamigo já possui 671.074 clientes ativos. Segundo o gerente do ambiente de microfinanças, Marcelo Azevedo, a meta do BNB é ter 1 milhão de clientes na carteira ativa do pPrograma, em 2011. Para alcançar este objetivo, o banco do Nordeste tem apostado na inauguração de novos postos de atendimento e na ampliação de sua área de atuação, incluindo as cidades de São Gonçalo, no interior do Rio de Janeiro, e de Vitória, no Espírito Santo.

No estado de Minas Gerais, o programa contratou em 2009 mais de R$ 52 milhões. Até setembro deste ano, o Crediamigo já desembolsou R$ 47,5 milhões de um total de 38,5 mil operações.

Conhecido como o maior programa de microcrédito produtivo orientado da América do Sul, o Crediamigo já desembolsou R$ 9,1 bilhões para microempreendedores, desde quando iniciou suas operações em 1998. O programa oferece produtos e serviços microfinanceiros, por meio de uma metodologia de acesso ao crédito baseada, sobretudo, no aval solidário e no acompanhamento e orientação empresarial, realizados por assessores de microcrédito que visitam periodicamente os estabelecimentos dos microempreendedores.

Uma pesquisa realizada pela fundação Getúlio Vargas em 2008 atestou que 60% dos clientes do Crediamigo conseguiram sair da linha da pobreza em razão dos benefícios advindos do microcrédito. Além disso, 35% deles aumentaram seus rendimentos e 15% aumentaram o consumo.

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