Já está valendo em Minas o programa “Conheça seu Amigo”, que pretende identificar com microchipagem, pelo menos, 10% de todos os cães e gatos de rua, da população de baixa renda, dos tutelados por Organizações da Sociedade Civil e de lares temporários. Os animais devem ser castrados pelo município participante do projeto e os dados dos pets passam a integrar um sistema público.
Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), as cidades interessadas na microchipagem também deverão incluir parceiros, como clínicas veterinárias, organizações da sociedade civil e unidades móveis de castração, que atuem em seu território.
O uso de microchip em cães e gatos permite, entre outros benefícios, o monitoramento do tamanho da população, o dimensionamento de animais que vivem nas ruas e o manejo ambiental e identificação dos guardiões de cada pet, informa a Semad. Além de ser uma importante ferramenta de combate ao abandono.
O programa “Conheça seu Amigo” já doou 63 mil microchips de identificação e aparelhos leitores a 74 municípios mineiros em sua primeira fase de execução.
(*) Com Agência Minas.
Leia mais: