Projeto ambiental inédito leva mineiros a conhecer modelo europeu

Jornal O Norte
26/02/2008 às 10:21.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:26

Especialistas vinculados ao Instituto para Ciências Aplicadas da Água (Hidroex), que o Governo de Minas está implantando em Frutal, no Triângulo Mineiro, vão conhecer o Instituto de Educação para as Águas (IHE-Unesco), sediado em Delft, na Holanda. O órgão, mantido pela ONU- Organização das Nações Unidas, é considerado referência mundial na preservação de recursos hídricos e em educação ambiental, e servirá de modelo para o projeto mineiro.

A coordenadora do Programa de Recursos Hídricos e gerente do Pólo de Excelência em Recursos Hídricos, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Magda Greco, vai chefiar a comitiva que, durante três semanas, participará de uma série de atividades técnicas visando conhecer detalhadamente o funcionamento do instituto holandês.

- O Hidroex vai se inspirar na Unesco, não apenas no modelo pedagógico desenvolvido ao longo de 50 anos, mas também no desenho institucional, ressaltou Magda Greco.

A visita dos técnicos mineiros é resultado do Termo de Cooperação Técnica Internacional, assinado pelo governador Aécio Neves e pela IHE-Unesco, por meio do diretor Richard Meganck, no dia 10 de dezembro, em solenidade realizada no Palácio da Liberdade. Na ocasião, estiveram presentes os secretários estaduais de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal; do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho; e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana. Também compareceram ao evento os deputados federais Fernando Gabeira, ambientalista; Eduardo Gomes, presidente da Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional; e Nárcio Rodrigues, do PSDB, que é o 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados e idealizador do projeto ambiental.

ESTRUTURA DO INSTITUTO

O Hidroex já conta com várias instalações concluídas, entre laboratórios, dormitórios e auditórios. O instituto será um centro gerador de conhecimento, pesquisa e capacitação de recursos humanos na área hídrica. Para consolidar as ações do Hidroex, o governador lançou no mês de dezembro o Pólo de Excelência em Recursos Hídricos.

O objetivo do Pólo de Excelência é agregar, em um ambiente cooperativo, as instituições de pesquisas e desenvolvimento, de forma a gerar bases para a gestão sustentável dos recursos hídricos do Estado. O pólo funcionará na sede do Hidroex em Frutal.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por