Projeto beneficia agricultores do Jaíba

Jornal O Norte
24/02/2010 às 08:59.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:21

O projeto de adequação do sistema de irrigação dos agricultores familiares do projeto Jaíba vai beneficiar, neste ano, 1.044 famílias do município de Jaíba, Norte de Minas Gerais. O objetivo é estimular o uso racional da energia e da água. A iniciativa é uma parceria entre a Emater MG - Empresa de assistência técnica e extensão rural do estado de Minas Gerais, Cemig, distrito de irrigação do projeto Jaíba e Codevasf - Companhia de desenvolvimento dos vales do São Francisco e do Parnaíba.

O novo modelo de irrigação consiste na substituição do sistema convencional por um sistema fixo automatizado, que opera no horário de tarifa reduzida, entre 21h30 e 6h. De acordo com o coordenador estadual de irrigação da Emater MG, Antônio Martinez de Carvalho, isso representa uma economia de até 70% no consumo de energia e água. 

- O projeto vai ajudar os agricultores no manejo correto da irrigação, ou seja, a utilizar a quantidade certa de água na hora certa afirma o coordenador.

Segundo Martinez, haverá ainda um aumento na produção e na produtividade dos agricultores e melhoria da qualidade de vida das famílias.

A Emater MG selecionou os produtores beneficiados e vai orientá-los sobre os procedimentos de montagem e funcionamento do novo modelo de irrigação. Até o momento, 87 famílias já foram beneficiadas pelo projeto, que está em funcionamento desde 2008.   

BONS RESULTADOS

Os agricultores familiares que já estão utilizando o sistema garantem que os resultados são bons. O equipamento é programado para irrigar durante a noite até o início da manhã e garante uma irrigação uniforme, favorecendo o desenvolvimento das culturas. 

De acordo com o extensionista da Emater MG do projeto Jaíba, Vanderlei Soares Souza, o antigo equipamento para irrigação era manual e o produtor deveria trocar as redes a cada duas horas, o que, segundo ele, com a irrigação automatizada não é mais necessário.

O agricultor Vandis da Silva afirma que, com o novo sistema, ele economizou até 90% no tempo de irrigação das lavouras. 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por