Empresas podem ajudar na coleta de dados informando áreas mais carentes

Levantamento do Estado identifica demandas por profissionais para orientar novos cursos (Victor Fagundes / Sede-MG)
Empresas mineiras poderão apontar quais áreas de atuação mais carecem de mão de obra qualificada e ajudar a direcionar a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes no Estado. É o que prevê o projeto Mapa Mineiro para Qualificação Profissional, que identifica as ocupações mais demandadas pelo mercado e orienta a criação de novas turmas gratuitas em programas como Trilhas de Futuro e Minas Forma.
Segundo o Governo de Minas, o mapeamento conta com o apoio de prefeituras, sindicatos e associações comerciais, que colaboram na coleta de dados e ajudam a identificar setores estratégicos.
Se acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), mais de 80% das demandas apresentadas por empresas no último ciclo foram transformadas em cursos.
As empresas e empreendedores interessados podem participar preenchendo um formulário eletrônico disponível no site da Sede-MG, informando as ocupações e áreas de qualificação mais demandadas em seus setores.
O Trilhas de Futuro, atualmente na sexta edição, oferece 50 mil vagas gratuitas em cursos técnicos para estudantes do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desde a criação, o programa contabiliza 146 mil matrículas em 94 cursos distintos.
Uma das instituições credenciadas pelo Trilhas de Futuro em 2025 foi o Centro Educacional Unipromove, que ofertou aulas gratuitas em quatro unidades. São vários cursos técnicos, como em Comércio, Contabilidade, Logística, Mineração, Dependência Química, Desenvolvimento Comunitário, Publicidade, Serviços Jurídicos, Estética, Nutrição, dentre outros.
Já o Minas Forma é voltado à qualificação de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade, com cursos gratuitos em mais de 100 municípios mineiros. Realizado em parceria com o Senac e o Senai, o programa soma mais de 5 mil alunos matriculados.
* Informações da Agência Minas
Leia mais: