Projeto Lagoa Grande recebe recursos para revitalização

Jornal O Norte
16/11/2005 às 10:27.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:54

O perímetro de Irrigação Lagoa Grande, localizado no município de Janaúba, após quase 20 anos sem a realização de nenhuma obra de recuperação de sua infra-estrutura recebeu uma injeção de recursos superior a dois milhões e cem mil reais para sua completa revitalização.

As obras de recuperação do perímetro serão realizadas pela própria Assieg - Associação dos irrigantes do projeto Lagoa Grande através de convênio assinado com a Codevasf.

A solenidade de assinatura do convênio ocorreu na última semana na

câmara municipal de Janaúba, com as presenças do superintendente regional da Companhia, Anderson Chaves, do diretor presidente da Assieg, Omir Antunes, do prefeito Ivonei Abade Brito, do presidente do legislativo municipal, Jaime Lacerda, do representante do ministério da Integração Nacional e coordenador do programa de Transferência de Gestão dos Perímetros Públicos, José Bento Correia, e do gerente do distrito do Projeto Lagoa Grande, Jorge Kakida, além de irrigantes do perímetro.

DINHEIRO SUFICIENTE

Em seu pronunciamento, que precedeu a assinatura do convênio, o superintendente Anderson Chaves destacou que o perímetro Lagoa Grande foi o primeiro em Minas a receber recursos para sua total recuperação, dentro do programa do ministério da Integração Nacional de transferência de gestão dos perímetros públicos.

Ressaltou ainda que os recursos serão suficientes para a completa revitalização do perímetro, como recuperação de estradas, canais, drenos, instalação de hidrômetros e outros serviços que constam de um plano de trabalho elaborado pela Codevasf em conjunto com a Assieg.

O prefeito Ivone Abade Brito fez questão de elogiar a participação da Codevasf no desenvolvimento de Janaúba, além de agradecer o apoio que

tem tido em sua gestão por parte do superintendente Anderson Chaves. Citou diversas obras que tem realizado na zona rural do município com a parceria da Companhia, como perfuração de poços e construção de adutoras. Lembrou também a revitalização do rio Gorutuba que estaria sendo concluída e que era uma reivindicação antiga de todos os moradores da cidade.

CONVÊNIOS

Quanto ao convênio assinado com a Assieg, o prefeito ressaltou sua importância econômica para o município, pois o projeto Lagoa Grande gera renda e empregos.

Omir Antunes, diretor presidente da Assieg lembrou que há quase 20 anos o Lagoa Grande não sofria nenhum processo de recuperação e que por essa razão os produtores se viam prejudicados, sem condições de produzir em sua plena capacidade. Disse que a partir de agora, com a revitalização do projeto, a Codevasf estará dando aos produtores melhores condições de gerar renda e emprego.

O Coordenador do programa de Transferência de Gestão dos Perímetros

Públicos do ministério da Integração Nacional, José Bento Correia, representando no ato o ministro Ciro Gomes, discorreu sobre a intenção do ministério ao criar o programa, cujo objetivo principal é colocar em operação, nos próximos dois anos, cerca de 120 mil hectares irrigáveis já implantados no Nordeste e que se encontravam totalmente ociosos, em cerca de 90 projetos públicos, principalmente da Codevasf e do Dnocs - Departamento nacional de obras contra a seca.

MINAS GERAIS

Em Minas, ele citou que serão revitalizados os projetos Lagoa Grande, Pirapora e Jaíba, para futura transferência de gestão, o que significará que a administração, operação e manutenção dos perímetros serão de total responsabilidade das associações dos irrigantes, como no caso da Assieg, em Janaúba.

O próximo projeto a ser contemplado com recursos para sua revitalização será o de Pirapora, com recursos também superiores a dois milhões de reais, cujo convênio será assinado ainda neste ano.

O projeto Lagoa Grande que tem cerca de 1.200 hectares irrigáveis só produz hoje em cerca de 900 hectares. No ano passado produziu cerca de

15 mil toneladas de alimentos, sendo mais de 11 mil toneladas só de banana, com uma renda de mais de seis milhões de reais para os produtores. Com a revitalização, deverá aumentar a produção para mais de 20 mil toneladas por ano.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por