Projeto Trens Regionais viabiliza trechos ferroviários

Jornal O Norte
18/12/2009 às 09:15.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:20

Janaína Gonçalves


Repórter

A volta dos trens de passageiros no Brasil foi reiniciada neste mês. O projeto Trens Regionais conta com a publicação da portaria nº. 260 do ministério dos Transportes no DOU para a realização dos estudos de viabilidade nos trechos que ligam os municípios de Bocaiúva a Janaúba, no Norte de Minas. A universidade federal de Minas Gerais será responsável pelos estudos, que não têm data para começar. Já as linhas férreas do sul do país, entre Caxias do Sul e Bento Gonçalves no estado do Rio Grande do Sul e entre Londrina e Maringá no estado do Paraná, ficam sob a coordenação da universidade federal de Santa Catarina, para 2010.

O MT selecionou 14 trechos: São Cristóvão – Aracaju – Laranjeiras (Sergipe); Londrina – Maringá (Paraná); Bento Gonçalves - Caxias do Sul (Rio Grande do Sul); Recife – Caruaru (Pernambuco);  Campos – Macaé (Rio de Janeiro); Belo Horizonte - Ouro Preto / Cons. Lafaiete (Minas Gerais);  Itajaí – Blumenau - Rio do Sul ( Santa Catarina); Pelotas - Rio Grande ( Rio Grande do Sul); Campinas – Araraquara ( São Paulo);  Santa Cruz – Mangaratiba ( Rio de Janeiro);  Bocaiúva - Montes Claros – Janaúba ( Minas Gerais); São Paulo – Itapetininga ( São Paulo);   Conceição da Feira - Salvador – Alagoinhas ( Bahia); e Codó – Teresina (Maranhão –Piauí)

Segundo o presidente da Oscip - movimento sócio-turístico cultural amigos do trem baiano, Alberto Bochardet, o Expresso Pai da Aviação, considerado como projeto piloto do DNIT - departamento nacional de infra-estrutura de transportes, foi elaborado em 2006 pela Oscip de Juiz de Fora em parceria com o ministério dos Transportes, a UFJF e a UFV- universidades federais de Juiz de Fora  e Viçosa, respectivamente.

- Faz parte do programa nacional de revitalização das ferrovias do ministério dos Transportes, visando a preservação do patrimônio público ferroviário, mais especificamente das regiões da Zona da Mata e Campos das Vertentes, através da reativação do trem turístico regional de passageiros no trecho que abrange os municípios de Matias Barbosa, Juiz de Fora, Ewbank da Câmara, Santos Dumont, Antônio Carlos e Barbacena, totalizando um percurso de aproximadamente 125km - afirma o presidente.

Bouchardet explica ainda que, mesmo lutando na justiça federal para reverter a perda da verba do ministério do Turismo para reforma da estação de Catuti, por incompetência da atual administração daquele município, foi decidido que a Oscip não se empenhará na reforma das estações, deixando exclusivamente para as administrações que tiverem interesse em elaborar projetos e reformar seus prédios ferroviários.

- Com a assinatura do termo de cessão do DNIT à Oscip, iniciou-se uma nova fase para os movimentos de revitalização ferroviária. Depois de muita luta para nortear o governo federal para se tirar do papel os projetos, quando se move um pouco além da burocracia, vem movimento politiqueiro dos que adoram se apossar das ideias e trabalhos alheios e tentam tirar do DNIT os projetos de trens de turísticos e de passageiros para outros órgãos do governo federal - finalizou.

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