(CEZAR RAMOS JUNIOR/DIVULGAÇÃO)
O própolis verde e o café mineiro venceram fronteiras e caíram no gosto dos japoneses. Cinco empresas do Estado estiveram presentes à Foodex 2018, principal feira de alimentos e bebidas daquele país oriental, realizada em Tóquio. O evento reuniu, ao todo, 23 companhias brasileiras, que, somadas, fecharam negócios no valor de US$ 63,7 milhões para os próximos 12 meses.
Somente a Natucentro, que exporta própolis verde, celebrou contratos no valor de US$ 1,6 milhão. “Foi um resultado excelente. Além do volume financeiro, prospectamos novos clientes em Dubai e Coreia do Sul”, informou a gerencial comercial internacional, Bianca Dâmaso.
“O japonês procura qualidade e nossa própolis, genuinamente mineira, é reconhecida mundialmente por suas qualidades e características únicas”, destacou o sócio-diretor da empresa, César Ramos Júnior.
A empresa tem sede em Bambuí, a 270 km da capital, na região Centro-Oeste, e tem capacidade para produzir, anualmente, 60 toneladas de própolis. São mais de 4 mil colmeias, cuja atividade envolve cerca de 500 famílias da região. A Natucentro emprega 80 pessoas.
Também com o própolis como o carro-chefe da linha de produtos, a Pharmanectar estreou na feira japonesa com uma novidade: favos de mel. A empresa, com loja na Savassi e unidade de fabricação em Caeté, na Região Metropolitana, aposta na combinação de própolis com ervas brasileiras.
Café
O tradicional café mineiro também seduziu japoneses e asiáticos. A Fazendas Klem, de Luisburgo, também fechou negócios que vão garantir US$ 200 mil para a próxima safra, além de um aumento de 30% nas exportações para o Japão.
“Algo que chamou a atenção foi que as pessoas, quando estavam passando pelo pavilhão do Brasil, e observavam nossa marca paravam para experimentar o café e elogiavam a qualidade”, contou o gerente de exportação, Juan Vargas.
O café produzido nas Fazendas Klem, em Luizburgo, a 278 km da capital, na Zona da Mata, está presente em países como Estados Unidos, Holanda, Inglaterra e nos EUA. É um café orgânico com superior padrão de qualidade e de alto valor agregado para um público seleto.
Além da Natucentro, Pharmanectar e da Klem, participaram da feira, a Conap e a Essenciale.
Evento
O Japão é um dos mercados mais exigentes, nos aspectos referentes a embalagens, padronização de produtos, dentre outros. Em consequência, o processo de entrada de produtos ao mercado torna-se mais lento, quando comparado a outros players, e, por isso, torna-se ainda mais necessário o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) no fomento às exportações para o país.
O pavilhão brasileiro também contou com a presença de cinco empresas que distribuem produtos no mercado japonês a fim de oferecer mais um canal de distribuição dos brasileiros aos empresários que ainda não têm contatos locais para venda direta no país. Também participaram das ações cinco empresários nipo-brasileiros que moram no Japão e têm empresas locais.