(Douglas Magno/AFP)
Parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT) e lideranças se revezam na noite desta quarta-feira (21), no Expominas, no bairro Gameleira, região Oeste de BH, defendendo a tese de que "eleição sem Lula é Fraude".
Este é o primeiro ato estadual de lançamento da pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Planalto. Em janeiro, após a condenação do petista ser confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), a Executiva Nacional do partido resolveu lançar a candidatura de Lula em diversos atos pelo país.
O ex-presidente Lula é esperado para ser o último orador do evento, que também celebra os 38 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores.
Mais cedo, o petista visitou um acampamento do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), em Itatiaiuçu, e uma colônia de hansenianos em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Em entrevista à rádio Itatiaia, Lula criticou o presidente Michel Temer e disse que a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro é uma "pirotecnia" criada pelo governo para tentar reeleger o emedebista.
A maioria das lideranças que discursou no evento desta noite qualificou como "vitória dos movimentos sociais" a suspensão da tramitação da reforma da Previdência.
Embates
A própria localização do auditório Expominas, onde o ex-presidente vai discursar, impediu o embate entre os militantes pró e anti-Lula, tão comum em outros eventos com a presença de Lula.
No próximo mês, o petista fará ainda uma caravana pelo Sul do País, após já ter percorrido Estados do Nordeste, além de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O roteiro deve ter 14 cidades no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, de acordo com comunicação da legenda.
(*Com estadão Conteúdo) Leia mais:
'Temer fez intervenção pensando em se reeleger', diz Lula à rádio Itatiaia
Defesa de Lula aponta 23 omissões em acórdão no caso triplex