(Valéria Marques/Hoje Em Dia)
O Partido Verde (PV) acionou a Justiça nesta quarta-feira (4) para tentar barrar a instalação do projeto de mineração na Serra do Curral, liderado pela Tamisa e aprovado no Conselho de Políticas Ambientais (Copam) no último sábado (30).
O partido também divulgou uma carta intitulada "A Serra do Curral é de todas as gerações", na qual aponta falhas no processo de aprovação e indica razões para impedir a continuidade do projeto.
"O caráter técnico, a procedente análise ambiental, cedem terreno à conveniência e acordos políticos. O meio socioambiental e os valores da natureza e dos ecossistemas são relativizados e burocraticamente subordinados aos interesses da economia predatória. E a possibilidade de um meio ambiente equilibrado cede lugar à repetição de um modelo de desenvolvimento que desvaloriza a inteligência instalada em diversas áreas de ponta de nossas universidades e instituições de pesquisa", critica o PV.
A ação movida pela PBH se junta a outras que tramitam na Justiça solicitando a suspensão do projeto.
No texto, o PV justifica que é preciso impedir o empreendimento antes de ele começar para evitar problemas futuros. "Sabemos, por decisões da Justiça, que dificilmente um empreendimento instalado perderá o direito de operar, uma vez concluída a instalação, pois a maior parte do investimento estará feita, legitimada", afirmaram.
Leia Mais: