(Polícia Militar/Divulgação)
Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Federal trabalham de forma conjunta na busca por uma quadrilha fortemente armada que assaltou uma empresa de transporte de valores em Uberaba, no Triângulo Mineiro, na madrugada desta segunda-feira (6). Fuzis, submetralhadoras e armas de uso militar para abater tanques de guerra teriam sido usados pela quadrilha.
De acordo com a Polícia Militar, cerca de 30 bandidos entraram na cidade por volta das 3h em dez veículos e usaram de várias estratégias para atrapalhar o rastreamento das forças de segurança, como o uso de “miguelitos” nas ruas (objetos criados a partir de pregos que perfuram pneus) e tiros em transformadores de energia. Carros próximos à empresa assaltada foram incendiados para evitar a aproximação de patrulhas. Até mesmo a Polícia Militar de São Paulo foi acionada.
Na empresa Rodoban, havia apenas um vigia com um revólver de calibre 38, de acordo com a PM. Assim que chegaram ao local, os bandidos mandaram o vigilante ficar quieto dentro da guarita, enquanto realizavam o roubo com uso de explosivos. A empresa ainda não informou a quantidade levada.
Os bandidos fugiram por rodovias que passam pelo Triângulo Mineiro, mas a PM prefere não divulgar infromações sobre a rota de fuga, que foi investigada por meio de câmeras de segurança de diferentes empresas e edifícios. O dificultador é a proximidade da cidade com outros Estados, como São Paulo, a apenas 30 quilômetros de Uberaba.
"Traçamos diâmetros de atuação policial, fazendo uma aproximação em espiral para prender os infratores. Contamos com a Polícia Civil no cerco e com equipes da Polícia Federal no levantamento de informações para a inteligência. Helicópteros e integrantes do comando especializado foram enviados para auxiliar na ação estratégica", afirma o majos Flavio Santiago, chefe da Sala de Imprensa da Polícia Militar de Minas Gerais.
Segundo ele, a PM da cidade preferiu não ter um confronto durante a madrugada, para que nenhum inocente se machucasse em uma troca de tiros. Uma mulher teria sido ferida com um tiro durante a ação dos bandidos e levada para um hospital de Uberaba, mas a PM não confirma a informação ainda. Mais de 40 escolas da cidade teriam ficado sem aula no período da manhã desta segunda.
Durante toda a ação, os bandidos atiraram para o alto para intimidar a população e a polícia. Os tiros são ouvidos claramente nos vídeos feitos por moradores da cidade: