Massa de ar quente atua em praticamente todo o Estado
(FOTO: MAURÍCIO VIEIRA / JORNAL HOJE EM DIA)
A intensa onda de calor que castiga os belo-horizontinos em pleno outono pode estar chegando ao fim. Nos últimos dias, a capital mineira registrou máximas acima dos 30°C, temperatura atípica para o fim desta estação. Já o tempo seco - comum nesta época do ano - segue abaixo dos padrões da Organização Mundial de Saúde (OMS), deixando a população em alerta.
Atualmente, uma massa de ar quente atua em praticamente todo o Estado. Para quem não suporta mais os termômetros nas alturas, a previsão do tempo indica clima mais ameno em BH nos dias que antecedem junho.
Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), afirma que ainda não é o "frio que muita gente esperava", mas haverá ligeira redução na temperatura.
"Isso se deve por conta do rompimento do bloqueio que essa massa de ar quente está provocando”, afirma a especialista, que reforça que a partir de junho as temperaturas devem cair de forma mais significativa.
Ao longo deste fim de semana, uma frente fria deve passar próximo ao território mineiro, saindo em direção ao oceano. Segundo a meteorologista, a aproximação pode ser suficiente para dar um “alívio” na temperatura.
Neste sábado (25), a previsão do Inmet mostra que os termômetros devem ficar entre 15°C e 29°C. No domingo, o dia deve ser parcialmente nublado, com máxima de "apenas" 27°C. O cenário deve ser o mesmo na segunda-feira (27)
Já na terça-feira (28), a temperatura aumenta, voltando à máxima de 30°C. Há possibilidade de chuvas fracas - o que não ocorre após 38 dias na capital.
Leia mais: