Quanto vale uma ideia

23/05/2017 às 19:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:41

Ter uma solução para um problema que ainda não foi resolvido é o primeiro passo para empreender. No entanto, não adianta nada ter uma ideia milagrosa se ela não parar em pé. Por isso, mais importante do que ter um insight que parece genial é conseguir validá-lo rapidamente para colocá-lo em prática. 

Muitas vezes, é claro, você vai ter que bancar a sua ideia e ir contra todo mundo que diz que a coisa não vai virar – como eu fiz, com a Easy Taxi. Mas existe uma linha muito tênue entre o delírio e a genialidade. Não há mãe que ache seu filho feio e essa mesma regra geralmente se aplica ao mundo das ideias. 

Vejo pessoas extremamente apegadas às suas ideias que não conseguem lidar com as críticas e que sempre levam os feedbacks para o lado pessoal. Como dizia o meu falecido avô: “Ideia vale 10 centavos a bacia”. Por isso, não tenha medo de compartilhar aquilo que você imaginou porque acha que alguém pode roubar o seu insight. Ideia não tem dono! No geral, as pessoas têm mais o que fazer do que ficar roubando ideias alheias – é muito difícil que alguém pare o que está fazendo só para tocar a ideia de outra pessoa. Então, compartilhe! Quanto mais você falar sobre o que deseja construir, mais feedbacks vai receber, e esse é um ótimo ponto de partida para racionalizar em cima da sua ideia. Mas é bom alertar que as chances de você ser criticado são enormes. As ideias, principalmente as disruptivas, tendem a ser extremamente criticadas. No entanto, se os fundamentos do seu processo de validação são sólidos e o seu coração diz que você deveria tomar este risco e bancar sua posição, vá em frente, afinal, é no “impossível que a concorrência é baixa”.

  

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por