Objetivo é coibir possíveis fraudes no recebimento de vencimentos por terceiros
Termina nesta quinta-feira (31) o prazo para que aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), que fazem aniversário em outubro, façam a prova de vida. Sem o procedimento, o pagamento do salário será suspenso. Dos 1.761 nascidos neste mês, 486 estão com situação pendente, ou seja 27%.
O procedimento obrigatório visa a coibir possíveis fraudes no recebimento de vencimentos por terceiros. A prova de vida pode ser feita pela internet.
Conforme a PBH, outros 254 aposentados e pensionistas, que fizeram aniversário entre janeiro e setembro, não realizaram o procedimento e estão com o pagamento bloqueado ou em processo de cancelamento. Nesses casos, o salário só poderá ser retomado após a efetivação do procedimento, respeitando o tempo de fechamento da folha de pagamento.
Para fazer a prova de vida pela internet, o beneficiário deve possuir cadastro de biometria no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou no Departamento de Trânsito (Detran) e conta com o login gov.br. O atendimento presencial nas agências do Banco Bradesco (conveniado à PBH) é uma segunda opção e pode ser realizado no serviço de autoatendimento.
A prefeitura também orienta que ao realizar a prova de vida é necessário retirar o comprovante no equipamento, como garantia. Se for o pensionista for menor de 18 anos, ele deve comparecer ao banco acompanhado dos pais ou do representante legal.
Siga os seguintes passos para realizar a prova de vida digital:
Nas agências ou equipamentos do Bradesco, é necessário se dirigir ao serviço de autoatendimento e utilizar a leitura biométrica, como em anos anteriores. A sugestão é que o aposentado compareça entre os dias 11 e 25 do mês do seu aniversário, período em que há menos fluxo de pessoas no banco.