Quatro detidos na França em investigação de rede jihadista

AFP
05/02/2013 às 09:42.
Atualizado em 21/11/2021 às 00:43

PARIS - Quatro pessoas, três franco-congoleses e um malinense, foram detidas na manhã de terça-feira (5) em Paris durante uma investigação sobre uma rede de jihadistas relacionada ao Sahel, informaram fontes.

Realizada pelos serviços de inteligência interior (DCRI), esta operação está ligada à "detenção de um indivíduo há alguns meses na fronteira entre Mali e Níger", indicou o ministro do Interior, Manuel Valls aos canais BFMTV e RMC.

A investigação, dirigida pelo juiz anti-terrorista Marc Trévidic, diz respeito a uma rede de envio de jihadistas para o Sahel, informou uma fonte policial. Três franco-congoleses e um malinense foram detidos na região de Paris, acrescentaram as fontes sem dar mais detalhes.

Manuel Valls indicou que os serviços franceses contabilizaram "várias dezenas" de franceses ou residentes na França que se deslocaram para a Síria, onde estão reunidos "alguns indivíduos no Sahel".

"Há vários meses esta rede estava sendo seguida", afirmou o ministro.

Apesar de "não haver ameaça direta" de atentados na França desde o começo do conflito no Mali, no último dia 11 de janeiro, "a polícia francesa e os serviços de inteligência estão em vigilância", disse.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por