(Hoje em Dia)
Quatro regiões de Belo Horizonte registraram mais de 330 milímetros de chuva nos 17 primeiros dias de fevereiro. O período foi suficiente para que a regional de Venda Nova superasse 231% do acumulado esperado para todo o mês, segundo dados divulgados pela Defesa Civil na manhã desta quinta-feira (17).
Segundo o órgão, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Sul, os índices ultrapassam os 180%, com 338, 335 e 334 milímetros respectivamente. Nas demais regionais da capital mineira, o volume supera os 230.
Confira o balanço:
Média climatológica fevereiro: 181,4 mm
Fevereiro pode ser o mais chuvoso
As fortes chuvas constantes podem levar o mês de fevereiro de 2022 a ser um dos mais chuvosos da história de BH, podendo superar ou igualar a marca de 2021, terceiro período com maior volume registrado na capital.
Na cidade, 1.978 teve fevereiro mais chuvoso, com 487 milímetros, seguido de 1916, com 469. No ano passado, o acumulado confirmou mais de 432.
Este ano 2022, caso a estimativa se cumpra com o máximo previsto, os belo-horizontinos terão novos recordes. Isso porque a previsão indica novas tempestades para os próximos dias. Para esta quinta, há alerta de novas chuvas acompanhadas de raios e rajadas de vento ocasionais.
Os termômetros podem chegar aos 27°C, com mínima de 16°C e umidade relativa do ar em torno de 65% na parte da tarde.
Risco geológico
Nesta quinta, cinco regiões de Belo Horizonte estão sob perigo de deslizamentos. Os solos encharcados, e o volume de água previsto, mantém as regionais Centro-Sul, Leste, Norte, Venda Nova e Nordeste em alerta de risco geológico moderado e forte, segundo atualizou a Defesa Civil.
Moradores destes locais devem redobrar a atenção ao grau de saturação do solo e sinais construtivos, além de tomar cuidado com quedas de muros e desabamentos.
Veja o alerta para cada região: