Brasileiro sofreu três punições e foi derrotado para o francês Maxime-Gael Ngayap Hambou
(Reprodução/ Redes Sociais)
Em um confronto equilibrado, o judoca Rafael Macedo foi derrotado pelo francês Maxime-Gael Ngayap Hambou, nesta quarta-feira (31), e perdeu a chance de ficar com a medalha de bronze na Olimpíada de Paris 2024. O brasileiro cometeu uma penalidade - a terceira dele no confronto - no último golpe e foi desclassificado na decisão da categoria meio-leve (até 90kg).
Após duas advertências aplicadas para os dois judocas, a arbitragem deu nova punição para o brasileiro e o eliminou. Macedo recebeu a penalidade após pegar por dentro da manga do adversário.
“É a segunda vez que venho a uma Olimpíada, é um sonho estar aqui. Fiz um dia muito bom, poderia sair com uma medalha, mas infelizmente acabou não acontecendo, faz parte. A decisão dos árbitros foi essa e acredito que vai ser a correta”, disse Macedo ao canal SporTV.
Macedo se classificou para a disputa do bronze na repescagem com uma grande vitória diante do sul-coreano Juyeop Han. Antes disso, o brasileiro estreou contra o holandês Noel vant End e venceu no Golden score. Em seguida, bateu o romeno Alex Cret em um duelo de quase sete minutos.
Nas quartas de final, no entanto, Macedo foi derrotado para o espanhol Tristani Mosakshvili. Após os quatro minutos regulamentares, ele acabou levando um golpe em um contra-ataque e perdeu por um wazari.
* Estagiário sob supervisão de Valeska Amorim
Leia mais