(Will Oliver)
LONDRES - A rainha Elizabeth II da Inglaterra, de 86 anos, deixou nesta segunda-feira (4) o hospital King Edward VII de Londres, onde permaneceu internada por 24 horas como medida de precaução por uma gastroenterite.
A soberana apareceu vestida de vermelho e sorridente por volta das 14H45 locais (11H45 de Brasília) na porta do hospital. Ela desceu as escadas e entrou no carro oficial.
Elizabeth II, que havia sido hospitalizada pela última vez há 10 anos, foi internada no domingo (3) à tarde para que os médicos avaliassem seu estado de saúde após a gastroenterite que a afetava desde sexta-feira (1º).
O Palácio de Buckingham informou inicialmente que a monarca, que este ano celebra 60 anos de coroação, deveria permanecer por dois dias no hospital.
Durante a manhã, uma porta-voz do palácio se recusou a divulgar detalhes sobre o estado ou o tratamento. Ela disse que a rainha estava "animada" e que, com exceção da gastroenterite, gozava de "boa saúde".
A primeira hospitalização de Elizabeth II desde 2003, quando ela passou por uma cirurgia no joelho, obrigou a soberana britânica a cancelar ou adiar todos os compromissos oficiais desta semana, incluindo uma visita oficial de dois dias a Roma, algo pouco habitual para a rainha.
O palácio não informou quando a rainha, famosa pela saúde de ferro, retomará os compromissos, depois de sair do mesmo hospital que em dezembro recebeu durante vários dias a esposa de seu neto William, Catherine, por uma complicação no início da gravidez.