Rede estadual de ensino mantém greve no Rio

Clarice Cudischevitch
27/08/2013 às 22:33.
Atualizado em 20/11/2021 às 21:23

Professores da rede estadual do Rio, em greve desde o dia 08, decidiram nesta terça-feira, 27, manter a paralisação por tempo indeterminado. Cerca de mil docentes se reuniram por volta das 13 horas em frente à Câmara Municipal, no Centro, e seguiram em passeata até a Assembleia Legislativa (Alerj), na mesma região. Ali promoveram uma votação e decidiram manter a greve.

Por volta das 17 horas, quando esse grupo já se dispersava, outros manifestantes chegaram e houve tumulto. Ativistas mascaradas tentaram lançar um coquetel molotov dentro do prédio, mas o artefato caiu na escadaria e foi apagado por policiais. Ninguém foi preso nem se feriu, segundo a presidência da Alerj.

Os professores da rede estadual receberam em julho um aumento salarial de 8%, mas reivindicam mais 28%. Integrantes do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio (Sepe-RJ) reuniram-se com o sub-secretário da Educação Luiz Carlos Becker, mas não houve avanços. "Nem se falou em reajuste", afirmou Beatriz Lugão, coordenadora do sindicato.

Uma nova assembleia foi marcada para sexta-feira, às 14 horas, em local ainda não definido. Após a assembleia, a categoria deve promover nova passeata.

Município

Professores da rede municipal de ensino, que também estão em greve desde o dia 08, vão promover nesta quarta-feira, 27, uma assembleia para decidir se continuam a paralisação. Nesta terça houve nova reunião entre representantes da categoria e da prefeitura. Na semana passada haviam sido definidos itens como reajuste salarial e plano de cargos e salários.

Nesta terça foi firmado acordo a respeito da política pedagógica e estabelecida uma agenda de discussões que vai debater temas como número de alunos em sala, autonomia pedagógica e a proposta de que um terço do tempo da carga horária seja destinada ao planejamento. Em nota, a Prefeitura do Rio afirmou acreditar que a categoria encerre a greve na quarta-feira, 28.
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por