A Rede Sustentabilidade, partido da ex-senadora, Marina Silva, vai ter candidatura própria à prefeitura de Belo Horizonte. Três nomes foram apresentados como pré-candidatos: o deputado Paulo Lamac, o ex-vice-prefeito de Belo Horizonte, Ronaldo Vasconcelos e o ambientalista Clair “Izinho” Benfica. A definição do candidato ao pleito está condicionada à escolha da população da capital.
Segundo a porta-voz da Rede Sustentabilidade em Belo Horizonte, Ana Paula Siqueira, a estratégia do partido é a consulta direta junto à população não somente para a escolha do candidato, como também para a definição das propostas de governo que serão exploradas durante as eleições. “Vamos construir tudo ao lado da cidade. Nossa ideia é trabalhar com a convergência que já buscamos nacionalmente”, afirma.
Até o dia 18 deste mês, o partido já deverá ter um nome definido. Essa é também a data marcada para uma visita de Marina Silva à capital mineira. O lançamento de um candidato em Belo Horizonte, segundo Ana Paula, tem ligação direta com o bom desempenho que ela teve nas eleições presidenciais no município. “É algo que fortalece nossa candidatura com certeza. Marina venceu as eleições presidenciais em Belo Horizonte no primeiro turno em 2010 com cerca de 36% dos votos válidos e pesquisas recentes mostram que ela é um nome forte”, afirma.
A candidatura tem ligação também com a estratégia do partido de marcar presença nas principais capitais do país. Em Minas Gerais, serão lançadas candidaturas próprias em outros municípios relevantes, mas a lista ainda não foi divulgada. Amanhã (6), o partido fará uma coletiva para apresentar à imprensa os três nomes e detalhar o calendário de visitas às regionais feito pelo partido.