Região Nordeste já superou o esperado para outubro; previsão indica mais precipitação nesta sexta-feira

(Maurício Vieira/Hoje em Dia)
As regiões Nordeste e Leste de Belo Horizonte registraram o maior volume de chuva nas últimas 24 horas, conforme o balanço divulgado pela Defesa Civil da capital na manhã desta sexta-feira (31).
A região Nordeste recebeu 77,4 mm de chuva nas últimas 24 horas, o que representa 70,3% do volume esperado para o mês de outubro. No acumulado mensal, a região já ultrapassou a média climatológica, atingindo 117,0 mm, ou 106,3% do previsto.
Já a Leste marcou 63,2 mm nas últimas 24 horas, totalizando 57,4% do esperado. O acumulado mensal na Leste está em 109,4 mm, o que corresponde a 99,4% da precipitação prevista para o mês. A média climatológica para outubro é de 110,1 mm.
A previsão do tempo indica mais chuva para esta sexta-feira. Belo Horizonte terá um dia de céu nublado com pancadas de chuva, por vezes fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento ocasionais. A temperatura mínima registrada foi de 16,2°C, a máxima estimada é de 27°C. A umidade relativa mínima do ar deve ficar em torno de 50% à tarde.
Confira abaixo o balanço de chuva da Defesa Civil:
ACUMULADO DE CHUVAS (mm), das últimas 24h até 6h do dia 31/10/2025.
ACUMULADO MENSAL DE CHUVAS (mm) em outubro até 6h do dia 31:
Média Climatológica OUTUBRO: 110,1 mmFonte: Defesa Civil de Belo Horizonte (Estações Hidrometeorológicas PBH)
Pelos padrões da Organização Meteorológica Mundial (OMM), a unidade de medida de precipitação é o milímetro (mm). A escolha se deve a razões práticas: 1 mm de espessura corresponde a 1 litro de água em um espaço de 1 metro quadrado.
Portanto, a medida em milímetros apontada nas previsões de tempo ou nos relatórios sobre chuvas considera que cada unidade corresponde a 1 litro em uma área de 1 metro quadrado.
Uma chuva de 10 mm corresponde a 10 litros de água em uma superfície plana de 1 metro quadrado. Dentro desse conceito deve-se considerar: