(Valéria Marques)
O candidato do Partido dos Trabalhadores à prefeitura de Belo Horizonte, Reginaldo Lopes, defendeu hoje a regulamentação do Uber e a criação de um aplicativo gratuito, gerido pela BH Trans, para melhorar a rentabilidade dos taxistas. A medida foi apresentada em reunião com a categoria, na tarde de hoje (22), no bairro Cidade Nova.
No encontro também foi discutido o uso de faixas exclusivas para ônibus pelos taxistas, que poderiam ser acessadas desde que os veículos não fizessem paradas para embarque e desembarque de passageiros.
Questionado sobre a regulamentação de aplicativos como o Uber, Reginaldo afirmou que não é possível proibir, mas regulamentar o uso. “Estamos no século XXI. Todos os meios de transporte devem ser respeitados. Mas achamos que o Estado tem que regular. Não dá pra ser livre, porque isso desregula e coloca em risco a garantia do serviço e do usuário. E coloca em risco quem já paga impostos”, disse. Ele defendeu a taxação de impostos do Uber e maior taxa de retorno para os motoristas que usam o aplicativo.
Durante o dia, o candidato também propôs a construção de Centros Educacionais Unificados (CEUs), em todas as regionais da capital, além de unidades nos três maiores aglomerados da cidade. O CEUs foram criados nas gestões petistas na cidade de São Paulo e oferecem educação em tempo integral.