O Brasil deve receber, na noite desta quarta-feira (3), 5,4 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção da CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan. Segundo o governo de São Paulo, que receberá o carregamento, o volume é suficiente para 8,6 milhões de doses do imunizante.
O avião, que deixou Pequim às 21h30 (de Brasília) desta terça (2), vai pousar no aeroporto de Viracopos, em Campinas, por volta das 23h30 de hoje. Segundo o instituto, que recebe o primeiro lote da matéria-prima em 2021, os imunizantes produzidos com esses insumos serão entregues ao Ministério da Saúde a partir do dia 25.
Até o dia 10, o Butantan aguarda uma nova carga de 5,6 mil litros. Com a chegada das duas remessas, o instituto diz que será capaz de produzir até 600 mil doses diárias do medicamento.
Vacinação em BH
Nesta quarta, será realizada a distribuição da segunda dose da vacina chinesa CoronaVac em Belo Horizonte. Até o momento, 68.828 pessoas já receberam a primeira dose na capital.
Na segunda-feira (1º), BH ampliou a imunização contra a Covid-19, dando início à aplicação de mais 57,3 mil doses que chegaram à cidade na última sexta (29). Dessa vez, cinco novos grupos foram adicionados ao plano de vacinação, somando 48 mil pessoas.
As vacinas correspondem à segunda remessa entregue pelo governo de Minas, composta por cerca de 40,5 mil doses de imunizantes AstraZeneca e 16,8 mil doses da CoronaVac/Butantan. Ao todo, Belo Horizonte recebeu 192.570 doses de vacinas contra a doença.
Leia mais:
2ª dose da vacina contra Covid já pode ser aplicada nesta semana em BH, nos profissionais da saúde
'Calculadora' desenvolvida na UFMG ajuda a salvar vidas, ao adiantar risco de morte por Covid
BH tem primeira morte de criança por Covid-19; ocupação de UTIs segue em alerta
Vacina Sputnik V, da Rússia, tem eficácia de 91,6% contra a Covid-19, mostra estudo