(Renault)
FLORIANÓPOLIS – Entre os fabricantes franceses que se instalaram no Brasil, no final dos anos 1990, a Renault é a que detem o melhor posicionamento. Para se ter uma ideia, a marca do diamante fechou 2013 com 6,61% de participação (quinto lugar), enquanto Citroën e Peugeot atingiram 1,85% e 1,61% na ordem. E nesse cenário, o Sandero, que é um dos grandes expoentes e principal jogador do time, acaba de ganhar sua segunda geração, pouco mais de seis meses depois da estreia do novo Logan.
Para a estratégia da Renault, o Sandero é fundamental no processo de expansão da marca. No ano passado, emplacou 102 mil unidades, e em 2014, foram 49 mil entre janeiro e maio.
A segunda geração chega ao mercado mantendo os principais atributos que ganharam a atenção do consumidor, como mecânica confiável, manutenção barata, preço competitivo e espaço interno farto.
Suas principais mudanças estão no desenho, que segue o mesmo padrão do sedã, que o deixou mais agradável e bonitinho. “O Sandero evoluiu no design sem perder um de seus principais predicados que sempre foi reconhecido pelo maior espaço interno do segmento e pela sua robustez”, observa o presidente da filial brasileira, Olivier Murguet.
Da mesma forma que manteve o que era bom, alguns pontos negativos ainda persistem, com o uso de materiais simples no acabamento, como alguns arremates de tapeçaria, como no Logan Atual.
Versões
O Sandero chega ao mercado com as mesmas quatro versões do Logan, partindo da Authentique 1.0 16v, que custa a partir de R$ 29.890. Um degrau acima está a Expression 1.0 16, (R$ 34.990), seguida pela Expression 1.6 (R$ 38.590) e por fim a versão topo de linha Dynamic 1.6, que parte dos R$ 42.390. Versões como Stepway e GT Line chegarão posteriormente.
Assim como no Logan a dupla intermediária deverá manter a maior fatia de vendas da marca, por aliar um pacote de conteúdo atraente, com preços mais acessíveis. De série, a Expression conta com direção hidráulica, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, rádio com CD/MP3/USB. Já a versão topo de linha agrega ar-condicionado automático, rodas de liga leve, faróis auxiliares e retrovisores elétricos.