A Renault está mais que consolidada no mercado brasileiro. Mas ainda precisa agregar mais valor à sua marca para conseguir ganhar terreno nos segmentos superiores, seara em que tem dificuldades para emplacar. E para convencer o consumidor de que seus modelos de maior porte são tão qualificados quanto os concorrentes norte-americanos, asiáticos e alemães, o fabricante estuda importar o Mégane RS (Renault Sport), versão apimentada do cupê comercializado na Europa.
A Renault trouxe duas unidades para testar o impacto de possíveis consumidores e avaliar as possibilidades de importar o esportivo que acumula 21 mil unidades, desde 2004, quando sua primeira geração foi lançada.
Na Europa, ele custa algo em torno de 35 mil euros (R$ 105 mil). Por aqui não chegaria por menos de R$ 180 mil, mesmo com uma margem de lucro apertada.
Sem concorrentes
Caso desembarque no Brasil, em 2014, o RS não teria concorrentes diretos, uma vez que Audi S3 e BMW 130i deixaram de ser importados, assim como o 125i se posiciona em um patamar inferior de desempenho e o RS3 se projeta em um plano acima do francês.
Com ou sem rivais, o RS impressiona pelo pacote. Seu motor turbo 2.0 litros 16V de 265 cv e torque de 36,7 mkgf garante um desempenho abissal ao cupê, que acelera de 0 a 100 km/h em apenas seis segundos e alcança velocidade máxima de 254 km/h. Para se ter uma ideia do ímpeto, o Mégane completou a volta no circuito de Nurburgring, de aproximadamente 21 quilômetros, em 8min07s.
Na Europa, ele é oferecido na versão Sport e Cup. A primeira é destinada para uso cotidiano, enquanto a segunda foi projetada para uso em autódromo. Mas desde a versão “básica” ele oferece itens como o controle de estabilidade (ESP) RS Dynamic Management, com três modos de atuação, assim como o sistema de telemetria embarcada RS Monitor. O recurso informa ao motorista diversos parâmetros de funcionamento do automóvel, como pressão do turbo, temperatura do óleo, inclinação da carroceria e cronômetro.
Para completar o conjunto, o RS ainda vem equipado com rodas aro 18, mas há opção de aro 19 calçado com pneus finíssimos 235/35, volante esportivo e bancos tipo concha. Demais!