Renault Oroch oferece proporções ideais

Sérgio Melo - Especial para Auto Papo
17/10/2015 às 09:48.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:06
 (Sérgio Melo)

(Sérgio Melo)

Está cansado de ver seus filhos espremidos no banco de trás de sua picape cabine dupla compacta? Não quer pagar o salgado preço das espaçosas médias, que na verdade nem cabem na sua garagem? Seus problemas acabaram! Chegou a nova Renault Duster Oroch!

Apesar do enquadramento como compacta, com praticamente a mesma capacidade de carga e tamanho de caçamba que o normal nesse segmento, o espaço para os ocupantes é muito superior. São dez centímetros a mais no comprimento e na largura do habitáculo, que garantem conforto para joelhos e ombros de cinco adultos, sem claustrofobia ou contorcionismos. Outras conveniências são o fácil acesso pelas quatro grandes portas e um prático acessório que permite objetos longos na caçamba com a tampa aberta.

Quanto à segurança, o modelo ainda não foi submetido a crash test. Embora semelhante ao Duster SUV, que acaba de receber 4 estrelas da LatinNCAP, teremos que aguardar o teste específico.



 

RENAULT DUSTER OROCH 1.6

O QUE É?
Picape compacta, cabine dupla, cinco ocupantes.

ORIGEM?
Brasil, São José dos Pinhais-PR.

QUANTO CUSTA?
A versão 1.6 testada, com ar condicionado, vidros elétricos, direção hidráulica, rodas de alumínio, trio elétrico e CD Player, parte de R$ 62.290. A topo de linha, com motor 2.0, vai até R$ 72.490.

COMO BEBE?
Muito econômica, em centro urbano congestionado fez 7,9 km/l, na estrada, 13,8 km/l.

TRANSMISSÃO
Manual de cinco marchas. Dirigindo calmamente os engates agradam. Em altas rotações tornam-se imprecisos, dificultando mudanças rápidas.

DESEMPENHO
O motor 1.6 da versão testada tem apenas 115 cv e não oferece um desempenho brilhante. O motor só “acorda” a partir das 3.500 rpm, porém a versão 2.0 tem 148 cv e é bem mais esperta. Em subidas íngremes, o motorista é obrigado a trocar de marchas constantemente, sempre em busca de maior rotação e mais torque. O jeito é ir “gritando” até lá em cima... A velocidade máxima é de 164 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h em 13,2 segundos.

DINÂMICA
Embora seja um utilitário, a confortável suspensão multiink na traseira faz parecer um automóvel de passeio. Nas curvas, os pneus mais altos permitem maior escorregamento, mas sem transmitir insegurança. No limite da aderência, “solta” ligeiramente mais a frente que a traseira de forma fácil de ser corrigida. Basta “tirar o pé” que ele volta. Mais alto que os concorrentes diretos, absorve melhor as irregularidades do piso, permitindo enfrentar caminhos piores e até “esquecer” os quebra-molas menores.

QUANDO?
As versões 1.6 e 2.0 com tração 4x2 estarão à venda no mês que vem. Em breve chegarão a automática e a 4x4, como já existe no “Jipinho” Duster.

PONTOS POSITIVOS:
- ESPAÇO INTERNO
- SUSPENSÃO
- ECONOMIA

PONTOS NEGATIVOS:
- MOTOR
- CÂMBIO

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