(Renault)
A Francesa Alpine ficou famosa, nos anos 1960, por utilizar conjunto mecânico Renault para construir o levíssimo A110. Apesar de a Alpine ter fabricado diversos modelos até o final da década de 1990, foi o A110 quem marcou sua história. Agora, a Renault, que detém o nome do construtor, apresentou o Renault Alpine Celebration, um conceito que dará vida ao futuro esportivo compacto e celebra os 60 anos da marca.
Revelado pouco antes da largada das 24 Horas de Le Mans, o cupê tem desenho que resgata as linhas do A110, desde a silhueta da carroceria, ao contrário de outros estudos da Renault que também carregavam o nome Alpine. Diversos detalhes do modelo original foram reinterpretados em tom de laranja, como as lentes dos faróis e moldura da traseira que envolve as lanternas. Os faróis de neblina também foram incorporados, assim como o vinco central do capô.
Durante a apresentação, não foram divulgados dados técnicos do Alpine, mas é esperado que ele adote novamente motorização traseira. Para a Renault, a configuração não é problema, uma vez que volta e meia apresenta um esportivo como o Clio V6 Renault Sport, que carregava um V6 atrás do banco do motorista. No entanto, o que se sabe é que o carro chega ao mercado no ano que vem.
Alpine no Brasil
Na década de 1960, a Willy Overland fabricou sob licença o Interlagos, um esportivo compacto com desenho de carroceria inspirado no Alpine 108. O carrinho utilizava a mesma base do Renault Dalphini, que por aqui era conhecido como Gordini, e tinha motor 0,8 litro de 42 cv.