Renovação

07/05/2017 às 21:28.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:27

Renovar - Segundo o dicionário Aurélio esta palavra pode ter alguns sinônimos como: consertar, recomeçar, repetir, substituir por coisa melhor, dar o aspecto de novo. Olhando assim, a renovação parece ser algo imprescindível em todas as áreas que desejam constantemente crescer e avançar.

No esporte, sem dúvida, a renovação também deve estar presente, uma vez que a busca pela melhora é sempre constante, e a estagnação algo que é evitado fortemente, principalmente quando a estagnação está conectada a erros e outros fatores negativos. Muitas vezes no esporte, apenas o lado da competição, do treinamento e da vida dos atletas é destacado, porém no mundo todo e principalmente no Brasil, a parte administrativa do esporte exerce grande influência no desempenho final dos atletas, de forma direta ou indireta. Afinal, o atleta não esta envolto em uma bolha apenas treinando e competindo, mas também esta ligado aos fatores externos ao treinamento, por ser um ser social, como os demais seres humanos. Sendo assim, querendo ou não, uma má administração do esporte acaba prejudicando fortemente o avanço de qualquer modalidade no país. Talvez, nossa participação nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro pode ter sido um reflexo disso.

Voltando nossos olhares para a parte positiva que uma boa administração esportiva pode fazer com uma modalidade e seus respectivos atletas, técnicos, torcedores e todos os envolvidos, temos um bom exemplo dado pelo novo presidente da Federação Internacional das Associações de Atletismo (IAAF – em inglês) o britânico Sebastian Coe.

Coe foi um grande atleta de meio-fundo, detentor de 2 medalhas de ouro olímpicas nos 1500m, foi também parlamentar na Grã-Betanha, integrante da candidatura e membro da organização dos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres.
Eleito presidente da entidade em 2015, vencendo o ucraniano Sergei Bubka (recordista mundial, campeão olímpico e mundial do salto com vara), Coe já iniciou boas ações para recuperar a imagem do atletismo mundial que estava suja com tantos escândalos de doping, criando uma verdadeira guerra de combate ao doping, visando um esporte limpo, além de criar campanhas de incentivos a atletas e técnicos, fortalecendo assim o alcance de boas marcas na modalidade. Esta renovação reacendeu as esperanças de melhoras do atletismo mundial, que há 16 anos estava sob o comando de uma mesma pessoa.

Se inspirando no atletismo mundial, a Federação Mineira de Atletismo (FMA) realizou no último dia 4 de maio eleições para decisão do presidente da entidade, uma chapa que não estava no poder venceu e agora estamos ansiosos para saber os desdobramentos desta decisão. Sendo assim, sabendo que nenhuma gestão será perfeita, agradecemos a gestão anterior por todo o trabalho junto a FMA, e parabenizamos a nova gestão pela vitória, além de encorajar muito trabalho, para o avanço e crescimento da nossa modalidade – o atletismo!

(Colaborou Ingrid Moreira)

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por