Repercussão negativa pesa e Conmebol confirma dois jogos na final da Libertadores 2017

Da Redação*
esportes@hojeemdia.com.br
04/10/2016 às 15:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:06
 (conmebol.com)

(conmebol.com)

Após muita discussão a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) confirmou nesta terça-feira (3), após reunião do Conselho Executivo da Confederação, que a final da Copa Libertadores de 2017 será disputada em duas partidas, seguindo o modelo tradicional, em partidas de ida e volta. Porém, a ideia de uma partida única para decidir a competição não foi descartada.

"A ideia de uma final única é organizar uma grande festa para celebrar o futebol e fazer dele um elemento integrador da América do Sul. Do ponto de vista esportivo, um lugar único pré-definido tem o atrativo de oferecer um campo de jogo neutro para os finalistas. E conserva um elemento de surpresa porque sempre existe a possibilidade de uma equipe local chegar a final", afirmou a Conmebol em comunicado.

Toda a especulação começou quando o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, usou uma rede social para afirmar que a "justiça esportiva" pedia que a final da competição fosse em partida única com uma sede definida, como é feito na Liga Dos Campeões da Europa e Liga Europa.

A declaração gerou bastante repercussão. Fatores como logística e cultura do futebol sul-americano foram citados para combater a ideia de partida única. Mas, a Conmebol não desistiu da ideia e segue analisando e estudando para organizar, no futuro, uma final de jogo único em uma cidade definida antes do início da competição. 

"Entretanto, isso (final em jogo único) requer um planejamento de primeiro nível para garantir excelência em termos logísticos, de infraestrutura, de segurança, de mobilidade e de organização. Também escutamos as preocupações dos torcedores e a Conmebol deve trabalhar para que haja alternativas de viagem e alojamentos que permitam que toda a paixão de uma final de Libertadores possa chegar a qualquer cidade", completou o comunicado.

*Colaborou Leonardo Parrela

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por