(Bruno Haddad/Cruzeiro/divulgação)
Apostando todas as fichas na Copa Libertadores, o Cruzeiro, mais uma vez, usou o time reserva no confronto com o Athletico Paranaense, neste sábado (27), e perdeu por 2 a 0, no Mineirão. Sem vencer há nove jogos no Campeonato Brasileiro, a equipe celeste soma apenas dez pontos, próxima da zona de rebaixamento.
Na 16ª posição, podendo entrar no Z-4 se a Chapecoense vencer o Bahia neste domingo (28), em Chapecó, o Cruzeiro é um dos times mais vazados do certame, com 18 gols tomados (somente Chapecoense e Fluminesne levaram mais, com 20 e 21 respectivamente). O Atlhetico, que optou pelo time titular, apesar de também jogar no meio de semana pela Libertadores, fora de casa, permanece na sétima colocação.
Agora, o Cruzeiro volta as atenções para a Libertadores, onde tem melhor campanha. O clube enfrenta o River Plate, na terça (30), diante da torcida. Na semana passada, foi à Argentina e arrancou um bom empate de 0 a 0. O Cruzeiro também está nas semifinais da Copa do Brasil, enfrentando o Internacional.
O jogo
O Cruzeiro jogou muito recuado e viu o Athletico dominar inteiramente o primeiro tempo. Desde o apito inicial os visitantes buscaram mais o ataque, tendo chegado várias vezes ao gol de Rafael. A abertura do placar era uma questão de tempo, principalmente pelos erros defensivos do time celeste.
Com problemas de entrosamento e muitas dificuldades para fazer a transição da defesa para o ataque, o lateral Weverton acabou entregando uma bola para Marco Ruben e, para se redimir do erro, acabou cometendo num pênalti infantil em Nikão, aos 29 minutos. A cobrança foi feita pelo lateral-direito Jonathan, ex-Cruzeiro.
Embora tenham feito algumas jogadas individuais, com Maurício e David, os donos da casa apostaram mesmo em cruzamentos, que tiveram pouco efeito devido à boa postura defensiva do Furacão. Apesar do jogo da Libertadores, os paranaenses não abriram mão de jogar com o time titular.
Sem realizar nenhuma mudança no intervalo, o Cruzeiro não mudou a forma de atuar e, apesar de alguns jogadores do Athletico já demonstrarem cansaço, o adversário continuou pressionando, aproveitando os erros dos mineiros. Aos 7 minutos, David deu um passe errado e armou o contra-ataque, com Rony finalizando e Rafael fazendo boa defesa.
O Furacão realizou, em seguida, uma blitz na área cruzeirense. Aos 11, Rony, um dos destaques do jogo, acertou o travessão. Outra chance para ampliar o placar aconteceu segundos depois, em cruzamento de Bruno Guimarães, quando Nikão pegou o rebote e chutou com muito perigo.
No momento em que o Cruzeiro tentava reagir, os paranaenses chegaram ao segundo gol, com o volante Bruno Guimarães. O time chegou tabelando e, vendo um espaço, Bruno entrou na área e chutou no canto esquerdo de Rafael. O gol foi uma pá de cal nas pretensões do Cruzeiro, com o Athletico só administrando até o final.
CRUZEIRO 2 X 0 ATHLETICO-PR
GOLS – Jonathan, aos 29 minutos do primeiro tempo. Bruno Guimarães, aos 31 minutos do segundo tempo
CARTÕES AMARELOS - Fred
CRUZEIRO – Rafael, Weverton, Cacá, Fabrício Bruno, Dodô, Ariel Cabral (Jadson Silva), Éderson, Jadson, Maurício (Wellinton), David (Sassá) e Fred. Técnico: Mano Menezes.
ATHLETICO-PR – Santos, Jonathan, Pedro Henrique, Léo Pereira, Márcio Azevedo (Abner), Wellington, Bruno Guimarães, Bruno Nazário (Tony Anderson), Nikão, Marco Ruben (Marcelo Cirino) e Rony. Técnico: Tiago Nunes.
ARBITRAGEM - Rodrigo Carvalhaes de Miranda, auxiliado por Luiz Claudio Regazoni e Carlos Henrique de Lima Filho, todos do Rio de Janeiro
LOCAL – Mineirão