Resolução da ONU acabaria com sanções contra o Irã em 10 anos

Estadão Conteúdo
16/07/2015 às 08:09.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:55

Um rascunho da resolução da Organização das Nações Unidas para implementar o acordo nuclear prevê que as sanções voltarão a ser impostas, caso Teerã deixe de cumprir suas obrigações. Mas também aponta que esse processo de retirada acabará em dez anos.

O rascunho, obtido nesta quarta-feira (15) pela Associated Press, diz que nenhuma das sanções da ONU contra o Irã devem ser aplicadas após dez anos. Mas uma fonte dos Estados Unidos familiarizada com as conversas diz que o Conselho de Segurança da ONU concordou que uma nova resolução seja adotada, ao final dos dez anos, para recolocar em vigor a possibilidade da volta das sanções por mais cinco anos.

O presidente dos EUA, Barack Obama, citou o mecanismo que permite a volta das sanções como sua principal defesa para a proposta de acordo, apesar das fortes críticas de membros do Congresso em Washington e de alguns aliados norte-americanos, como Israel. A França também ressaltou o fato de que as sanções voltarão a vigorar, caso o Irã quebre as promessas.

Fonte: Associated Press.

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por