Resultado de safra comprova retomada do algodao no Norte de Minas

Jornal O Norte
04/09/2008 às 16:55.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:43

Elen de Sá


Colaboração para O NORTE

O prefeito de Catuti-MG e presidente da Amams - Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene, José Barbosa Filho e o técnico agrícola, José Tibúrcio, apresentaram no dia 30 de agosto, os resultados obtidos da safra colhida, beneficiada e comercializa do Projeto de Retomada do Algodão.

A reunião foi realizada no município de Mato Verde, com o objetivo de apresentar estratégias para a próxima safra. Cerca de cinqüenta pessoas estiveram presentes, entre lideranças e produtores familiares.

O prefeito de Catuti que também é produtor familiar é o idealizador do Projeto de Retomada do Algodão no Norte de Minas.

- Estamos em período eleitoral, e a nossa preocupação é que os candidatos que virão e ser os prefeitos dos municípios empenhem na próxima safra, em que serão eleitos os novos dirigentes municipais. Temos que nos empenhar cada vez mais, para que nossos projetos e programas cresçam, trazendo benefícios para todo o Norte de Minas - salienta Zinga.

Sete municípios do Norte de Minas se integram ao Projeto de Retomada do Algodão, totalizando 130 hectares de plantio, com participação de 28 agricultores familiares que aderiram ao Projeto. Fazem parte os municípios de: Catuti, Mato Verde, Monte Azul, Pai Pedro, Janaúba, Francisco Sá e São Francisco.

Os participantes da reunião tiveram a oportunidade de conhecer e debater sobre as tecnologias que impulsionaram os ganhos de produtividade e qualidade obtidos nas lavouras do algodão, como: Biotecnologia, Preparo do Solo - Subsolagem, Manejo de Pragas, Nutrição de Plantas, Comercialização e Associativismo. Além disso, o técnico José Tibúrcio ressaltou sobre o potencial da planta geneticamente modificada, sua resistência à seca, custo de produção e qualidade da fibra.

Segundo Zinga, a reunião foi satisfatória, pois os participantes mostraram interesse pelo projeto que vem dando excelentes resultados desde sua implantação.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por