As Polícias Civil e Militar do Rio vão receber nos próximos meses oito novos veículos blindados para reforçar o esquema de segurança para os grandes eventos que a cidade vai receber, como a Jornada Mundial da Juventude e a Copa das Confederações, neste ano, além da Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.
A empresa israelense Global Shield venceu nesta semana o pregão internacional realizado pelo governo do Estado do Rio para a compra dos equipamentos. Serão pagos R$ 6,15 milhões, o que corresponde a 28% do valor estipulado no edital, publicado em dezembro. Outras quatro empresas, sediadas na África do Sul, nos Estados Unidos, na França e em Israel, também participaram da disputa.
O prazo de entrega dos blindados é de seis meses após a publicação no Diário Oficial do Estado. Além da entrega dos veículos, o contrato prevê gestão e manutenção da frota por cinco anos. Apelidados de "caveirões", seis blindados serão destinados às principais unidades especializadas da PM: quatro vão para o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e dois para o Choque.
Os dois restantes ficarão com a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), tropa de elite da Polícia Civil. Atualmente, a PM tem 16 blindados e a Civil, quatro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
http://www.estadao.com.br