Um comunicado foi emitido nesta segunda-feira pelo Inmet
Pelo menos 286 cidades de Minas estão sob alerta para o risco de temporais com granizo e ventos de até 100 quilômetros por hora (km/h). Um comunicado, válido para esta segunda-feira (16), foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além disso, o acumulado de precipitações ao longo do dia pode atingir até 100 milímetros.
A maioria dos municípios que podem registrar as fortes chuvas fica nas regiões da Zona da Mata, Sul/Sudoeste de Minas, Campo das Vertentes e Metropolitana. Clique aqui para ver a lista de localidades.
Segundo o Inmet, as condições meteorológicas também oferecem risco de corte de energia, descargas elétricas, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Pelos padrões da Organização Meteorológica Mundial (OMM), a unidade de medida de precipitação é o milímetro (mm). A escolha se deve a razões práticas: 1 mm de espessura corresponde a 1 litro de água em um espaço de 1 metro quadrado.
Portanto, a medida em milímetros apontada nas previsões de tempo ou nos relatórios sobre chuvas considera que cada unidade corresponde a 1 litro em uma área de 1 metro quadrado.
Uma chuva de 10 mm corresponde a 10 litros de água em uma superfície plana de 1 metro quadrado. Dentro desse conceito deve-se considerar:
Leia mais: