(Reprodução/YouTube)
Desde o começo deste ano, alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) têm projetado robôs para uma competição de caça ao 'Aedes aegypti". Os estudantes cursam a disciplina de Introdução à Robótica, do Departamento de Ciência da Computação.
Na próxima segunda-feira (27), às 18h30 no auditório 3 do Instituto de Ciências Exatas (Icex) do campus Pampulha, será realizada uma competição para testar o potencial dos robôs autônomos na caça de focos do mosquito que transmite a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus.
Com o foco em assuntos atuais e de grande relevância social, a primeira competição do gênero ocorreu ainda na década de 1990 e já teve como temas a mineração e resgate de sobreviventes de acidentes aéreos. Neste ano, o evento irá contar com oito equipes formadas por alunos dos cursos de ciência da computação, sistemas de informação e engenharia de controle de automação.
Para atuar no combate ao Aedes aegypti os robôs devem detectar possíveis focos de transmissão como pneus e vamos de planta. No vídeo, alunos explicam como a máquina foi projetada e suas principais características e funções.