O trânsito será liberado no sábado (24) no trecho da LMG-806 que foi destruído por uma cratera, no último dia 14, durante o forte temporal que atingiu Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A informação foi confirmada pelo Departamento de Edificações e Estradas do Estado de Minas Gerais (DEER/MG).
Segundo o órgão, após a realização de estudo hidrológicos da bacia de contribuição, considerando o período chuvoso atual e tendo como premissa o rápido restabelecimento do tráfego interrompido, optou pela solução técnica de execução de bueiro metálico, em linha dupla, com 35 metros de comprimento cada e diâmetro de 2,8 metros.
Ainda de acordo com o DEER, após a abertura do buraco foi necessário a realização de escavação de aproximadamente 7.000 m³ de material, sendo 3.000 m³ de solo mole. Para cobrir a cratera, após a instalação dos tubos metálicos, estão sendo necessários aproximadamente 6.500 m3 de material granular. Isso equivale a 650 caminhões carregados.
O órgão concluirá a passagem na sexta-feira (23), mas o tráfego de veículos será liberado apenas no sábado (24). Fiscais do DEER estarão no local para orientar os motoristas.
O órgão informou que continuará a execução de serviços complementares no local, sem comprometer o tráfego. Com a liberação da pista, os ônibus metropolitanos que haviam sido desviados para a BR-040 voltarão aos seus itinerários.
Leia mais:
Por causa da chuva, Prefeitura de Ribeirão das Neves decreta situação de emergência
Prefeitura de Neves começa a construir desvio de cratera
Bombeiros encerram, sem sucesso, quarto dia de buscas por bebê engolido por cratera
Bombeiros retomam buscas por bebê que estava em caminhão 'engolido' por cratera