Indígenas protestaram contra o marco temporal; interdição iniciou por volta das 7h
(Divulgação / Arteris Fernão Dias)
A Rodovia Fernão Dias, na altura de São Joaquim de Bicas, Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi totalmente liberada para o tráfego após ficar quase 11 horas interditada, devido ao protesto de indígenas contra o marco temporal. A interdição teve início por volta das 7h desta quarta-feira (20) e a fila de veículos chegou a 13 km.
O engarrafamento começou no km 507 da via. Conforme a concessionária Arteris, que administra a Fernão Dias, após cerca de seis horas completamente fechada, a faixa da direita foi liberada para a passagem dos carros.
Uma hora depois, todas foram liberadas e após cerca de 60 minutos a manifestação voltou a tomar conta da via.
Duas horas depois, apenas a faixa da esquerda permaneceu bloqueada pelos manifestantes e cerca de 16h20 o trânsito foi liberado por completo. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanhou a manifestação.
O protesto
O grupo indígena é contra o marco temporal, que vai ser analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). No julgamento, os ministros discutem a tese, defendida por proprietários de terras, de que os indígenas somente teriam direito às terras que estavam em sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que estavam em disputa judicial na época.
* Estagiária sob supervisão de Valeska Amorim