Romance de Ricardo Piglia surpreende o leitor

Ubiratan Brasil
09/04/2014 às 09:12.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:01

Um romance do escritor argentino Ricardo Piglia é como um novelo que, ao se desenrolar, surpreende o leitor com suas inúmeras e diferentes camadas. É o caso de O Caminho de Ida, que a Companhia das Letras acaba de lançar. A começar pelo título, dúbio, que tanto pode significar o início de uma jornada qualquer como marcar a trajetória de Ida Brown, personagem chave do romance.

A história se passa nos anos 1990, quando Emilio Renzi, alter ego de Piglia, é convidado para ministrar um curso sobre a relação entre os escritores W. H. Hudson e Joseph Conrad em uma prestigiosa universidade da costa leste americana. Ao chegar no campus, ele logo conhece Ida, brilhante e polêmica diretora de seu departamento. É importante lembrar que Piglia é professor emérito da Universidade de Princeton, nos EUA, onde viveu em um campus semelhante ao da trama.

O enredo muda drasticamente de rumo quando Ida sofre um acidente mortal e seu corpo é encontrado com uma das mãos queimadas, indício de ligação com uma série de atentados contra figuras de proa do mundo acadêmico norte-americano. O assombro aumenta quando se descobre que o autor dos crimes é Thomas Munk, brilhante matemático que se afastou da carreira universitária, preferindo defender ideologias de cunho regressivo - escrever, por exemplo, um texto radical intitulado Manifesto Sobre o Capitalismo Tecnológico. Interessado na loucura de Munk, Renzi decide reconstituir seu passado e viaja para a Califórnia, onde o entrevista na cadeia.

Para Ricardo Piglia, a literatura é propícia para não se decidir entre a realidade e a ficção. Com isso, trabalha com uma espécie de novela-ensaio, ou seja, o aspecto teórico se incorpora ao mundo da trama, o que lhe permite transitar na fronteira entre a ficção narrativa e o exercício crítico. Resultado: há sempre uma história escondida dentro de outra, a vida cotidiana encobre uma narrativa subterrânea, o que alimenta todo tipo de leitor: desde o apaixonado por suspense como aquele que se encanta com digressões literárias. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por