As reuniões para eleger os presidentes das comissões permanentes começaram na última quarta-feira (4) na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Ronaldo Gontijo (PPS) é o novo presidente da Comissão de Legislação e Justiça, uma das mais importantes do parlamento municipal.
“Todos os projetos executivos ou legislativos passam por essa comissão. Vamos ter muito trabalho, a perspectiva é avaliar de 30 a 40 projetos por semana”, disse o vereador.
Gontijo também faz parte da comissão de estudo selecionada pelo presidente da Casa, Wellington Magalhães (PTN), para tratar do fim da verba indenizatória e das mudanças no regimento interno, que deverão ser avaliadas pelos gabinetes até segunda-feira (9).
“Com a nova proposta de regimento interno, a comissão terá também o papel de avaliar se um projeto é ilegal, antijurídico ou inconstitucional. Assim, esses projetos podem não tramitar depois de passar pela comissão, facilitando para o Executivo”, explicou.
Juninho Los Hermanos (PROS) foi eleito vice-presidente da Comissão de Legislação e Justiça e o grupo escolheu Lúcio Bocão (PTN) como representante na Comissão de Participação Popular.
A votação ocorreu com a presença de apenas três vereadores dos cinco titulares da comissão, contudo, de acordo com Sérgio Pinho Tavares (PV), Ronaldo já havia sido escolhido por todos os integrantes no dia anterior à votação. “Nós articulamos a presidência, eu conversei com os vereadores e já existia um consenso”, afirmou.
Reuniões
De acordo com Ronaldo Gontijo, as reuniões de Legislação e Justiça ocorrerão sempre às quartas-feiras, 13h30, no Plenário da Câmara Municipal.
As comissões de Administração Pública e de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário irão eleger seus presidentes nesta sexta-feira (6). Já a reunião da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo está marcada para terça-feira.