(FLAVIO TAVARES/Hoje em Dia)
O Dia dos Pais se aproxima e o comércio belo-horizontino aguarda por um aquecimento nas vendas. As vestimentas devem ser o produto mais procurado e a maioria dos consumidores de BH (63,73%) vai comprar o presente para o Dia dos Pais nas lojas de rua da região onde mora. É o que aponta a Pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) com 400 consumidores da capital mineira, durante o período de 7 a 24 de julho. De acordo com o estudo, 39,38% dos consumidores vai optar pela compra em locais perto de casa. Em seguida, os locais perferidos são os shoppings centers (21,5%), centros comerciais (15,28%), internet (6,74%), hipercentro (6,48%), shoppings populares (2,85%) e Savassi (2,59%). O valor médio do presente ficará entre R$ 30 e R$ 100 de acordo com a maior parte (66,15%) dos consumidores pesquisados. Dos entrevistados, 22,48% garantiram que irão gastar entre R$ 50,01 e R$ 75 com o presente e 20,67% desembolsarão entre R$ 75,01 e R$ 100. A forma de pagamento da maioria (36,62%) vai ser o dinheiro. Em seguida estão parcelado no cartão de crédito (31,43%), cartão de débito (13,25%). Mais cautelosos, 45,45% dos consumidores não pretendem consumir mais no ano de 2014 em relação a 2013. Presente ideal O setor de vestuário deve se aquecer com a data. Roupas são o presente ideal para 41,24% dos consumidores. Em segundo lugar estão os calçados (16,93%) seguido de perfumes (8,17%), acessórios (7,77%), livraria e papelaria (5,18%), relógios (4,18%), artigos esportivos (3,98%), bebidas (3,59%), dentre outros. De acordo com a pesquisa, as compras serão deixadas para última hora, como acontece na maioria das datas comemorativas. O estudo revela que 63,92% dos entrevistados só efetuarão as compras em agosto. Por outro lado, 9,28% dos entrevistados afirmam já ter comprado o presente. Preferência O preço é o fator que mais agrada os consumidores (34,48%) na hora de comprar. Em seguinda, as facilidades de pagamento (23,4%), atendimento qualificado (11,82%), ambiente agradável (11,08%) e estacionamento (5,91%), proximidade de casa (4,43%), qualidade/mix de produtos (4,43%). Expectativa Apesar de não estar entre as melhores datas para o comércio de varejo, a expectativa da CDL/BH para 2014 é um crescimento entre 1% a 2,5% em relação ao ano anterior. As vendas devem girar em torno de R$ 1,86 bilhão no comércio varejista da capital. Em 2013 o comércio fechou o mês de agosto com crescimento de 1,87% em relação a 2012.