Rua da Consolação ganha bolsões de moto e bike

Sarah Brito, especial para O Estado
09/10/2013 às 09:36.
Atualizado em 20/11/2021 às 13:11

A cidade de São Paulo ganhará 29 bolsões de espera para motocicletas e bicicletas, instalados nesta semana em sete cruzamentos da Rua da Consolação, no centro. Hoje, são 21 áreas de retenção no centro - espaços reservados para veículos leves entre a faixa de pedestres e automóveis. A primeira faixa exclusiva foi instalada em abril, no cruzamento do Viaduto do Chá com a Rua Xavier de Toledo.

Outros 31 pontos receberão a sinalização até o fim deste ano, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). O projeto tem caráter piloto e não há ainda aplicação de multas. Segundo dados do ano passado da CET, circulam pela Rua da Consolação, entre as Ruas Caio Prado e Marquês de Paranaguá, 1.859 motos pela manhã no sentido centro e 2.256 à tarde, no mesmo sentido.

Segundo Celso Arruda, professor de Segurança Veicular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a medida é paliativa, uma vez que afunila o espaço que já é escasso e causa mais engarrafamento. "É um remendo, porque os motociclistas usarão a pista de carros para chegar até o bolsão", afirmou.

O presidente do Sindicato dos Mensageiros, Motociclistas, Ciclistas e Mototaxistas (Sindimoto-SP), Gilberto Almeida dos Santos, afirmou que a iniciativa é positiva, pois diminui acidentes, mas pede faixas exclusivas. "Não temos escolha com o trânsito parado. Usamos o corredor virtual (entre os carros), pois ficar atrás dos carros é ainda mais perigoso", disse. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por