Parque das Mangabeiras comemora 40 anos com programação especial no fim de semana (Suziane Brugnara/Divulgação)
Como parte das comemorações dos 40 anos, o Parque Municipal das Mangabeiras, na região Centro-Sul da capital, abre o fim de semana com uma programação especial de atividades.
Neste sábado, além da prática de esportes, lazer, contemplação e descanso em uma área verde rica diversidade de fauna e flora, os visitantes podem visitar a exposição “Parque das Mangabeiras 40 anos – história, lazer e preservação ambiental”, realizada pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB).
A mostra reúne imagens que retratam desde a construção do parque, passando pela reprodução do projeto original do paisagista Burle Marx e também plantas, animais, os ecossistemas e recursos hídricos que o local protege. E pode ser conferida das 9h às 16h.
Para as crianças, há Rua de Lazer, realizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com pula-pula, cama elástica, pintura facial e outros brinquedos, das 10h às 14h.
Feira da Economia Solidária de volta
Neste sábado e no domingo, das 8h30 às 16h30, o público pode conhecer e comprar produtos da Feira da Economia Solidária. Na primeira edição em 2022, são 50 expositores dos segmentos de artesanato, cosméticos, confecção e alimentação.
Riqueza e diversidade natural
Desde 2020, a equipe do Jardim Botânico da FPMZB faz levantamentos sistemáticos da flora local e já identificou cerca de 350 espécies. A vegetação é uma transição entre o Cerrado e a Mata Atlântica, com florestas compostas por matas de galeria, que margeiam os cursos d'água. O Cerrado pode ser encontrado na porção mais alta das encostas onde o solo é mais raso e pode apresentar afloramentos de rocha. Nessas áreas, destacam-se espécies como barbatimão, candeia, muricis, pau-terra, pau santo e também as mangabeiras, espécie que dá nome ao Parque.
Nessas matas ocorrem espécies como a copaíba, jatobá, jacarandás, açoita cavalo e pau jacaré. Juntamente com a Mata da Baleia, Jambreiro e outras áreas de matas úmidas e de altitude que compõem a APA Sul, forma um importante corredor ecológico da região Sul de BH e entorno.
O parque também conta com fauna diversificada, com 392 espécies identificadas até o momento. São 138 espécies de aves, dentre elas o jacu e a saracura, que são observados mais facilmente pelos visitantes. Há ainda cerca de 40 mamíferos, como o quati, o mico-estrela, o caxinguelê (esquilo), o ouriço-cacheiro e o tatu-galinha. Das 20 espécies de anfíbios, merece destaque a descoberta no local de uma rã que conta com nome bem típico, Hylodes uai. Há registradas, ainda, 3 espécies de peixes, 18 répteis e 273 invertebrados.
Pista para iniciantes e profissionais
Para quem gosta de esportes mais radicais, o parque conta com pista de skate que também pode ser utilizada para as modalidades de patins e BMX. Inaugurada em 2009, possui uma área de 900m² e obstáculos como: banks, double set, quarter, corrimão, delta, pirâmide, escada, palco e rampa 45º.
Vacina febre amarela
A prefeitura reforça que, para acesso ao parque, é necessária a vacinação contra a febre amarela. Caso o visitante não esteja com o comprovante, deverá preencher uma declaração, disponibilizada no local, de que já se encontra imunizado (vacinado há, pelo menos, 10 dias). Menores de 9 meses, por não poderem ser imunizados contra a doença, não podem acessar o parque.
Leia mais