Sadiq Khan é eleito primeiro prefeito muçulmano de Londres e de todas as capitais da Europa

Da Redação (*)
primeiroplano@hojeemdia.com.br
06/05/2016 às 21:36.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:18
 (Leon Neal/AFP)

(Leon Neal/AFP)

Londres terá o primeiro prefeito muçulmano de qualquer grande capital da Europa. O candidato trabalhista e filho de motorista Sadiq Khan derrotou o conservador e bilionário Zac Goldsmith e assume o cargo deixado por Boris Johnson.

"Felicitações @SadiqKhan. Estou ansioso para trabalhar com você para fazer de Londres uma cidade mais igual para todos!", declarou em seu Twitter o líder do Labour, o partido trabalhista britânico, Jeremy Corbyn.

Sadiq Khan, 45 anos, também recebeu congratulações dos prefeitos de Nova York (EUA), Bill de Blasio, e de Paris (França), Anna Hildago. 

A vitória de Khan ocorre mesmo após os discursos do seu opositor, Goldsmith, e do primeiro-ministro britânico, David Cameron, que insistiram em apresentar o trabalhista como alguém vinculado a extremistas muçulmanos. 

A estratégia, no entanto, se voltou contra os próprios conservadores. O líder do grupo na Assembleia Municipal de Londres, Andrew Boff, criticou a postura de Goldsmith e lamentou que o partido conservador tenha “dinamitado” as pontes estabelecidas com a comunidade muçulmana.

Sadiq Khan nasceu em 1970 em uma família paquistanesa recém-chegada ao Reino Unido. Ele cresceu em um bairro de Tooting, uma área popular do sul de Londres, com seus seis irmãos e uma irmã. Filho de um motorista de ônibus e uma costureira, Khan trilhou todo seu percurso estudantil em escolas públicas – diferente da maioria dos parlamentares londrinos.

(*) Com informações da AFP

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por