Safra mineira de grãos cresce e chega a 10 milhões de toneladas

Jornal O Norte
15/05/2008 às 15:06.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:33

A safra de grãos colhida este ano em Minas Gerais deverá chegar a 10 milhões de toneladas. É o que mostra a previsão do mês de maio, divulgada pela Conab- Companhia Nacional de Abastecimento. O estudo indica um crescimento de 2,1% em relação à safra do ano passado, que foi de 9,7 milhões de toneladas. Se a previsão se confirmar, será a segunda vez que a safra mineira de grãos chega à casa dos 10 milhões de toneladas. A primeira foi em 2005, quando foram colhidas 10,4 milhões de toneladas. As informações são da Conab.

- A safra estadual alcança esses números justamente num momento em que se fala da redução da produção de alimentos por causa da expansão dos canaviais, afirma o secretário de Agricultura de Minas Gerais, Gilman Viana. Segundo ele, esse discurso interessa apenas aos críticos da produção de etanol pelos Estados Unidos, porque naquele país o milho é a matéria-prima usada na produção do combustível.

A produção de milho será o destaque no Estado. O crescimento em relação ao ano passado deverá ser de 4,4%, o que representa uma colheita de 6,5 milhões de toneladas em 2008. Mesmo com uma redução na área plantada de 4,3%, a produtividade nas lavouras, que superou a média nacional, vai garantir o aumento da produção. Em Minas o milho lidera a produção e o Estado é o segundo maior produtor brasileiro do grão, atrás apenas do Paraná.

Segundo o estudo da Conab, o aumento do uso de tecnologia e o clima favorável nas principais regiões produtoras vão garantir, em Minas, um aumento de 9,1% na produtividade das lavouras de milho. No Brasil, o crescimento da produtividade do cereal será de 8,4%.

Outro destaque da safra mineira de grãos deverá ser o feijão. A colheita deve chegar a 535 mil toneladas. O número representa um aumento de 6,5% em relação a 2007. Os bons preços pagos ao produtor estimularam o aumento do plantio na segunda safra do ano, responsável por quase metade da safra total.

Já a soja deve apresentar uma queda na produção de 2,6%, passando para 2,5 milhões de toneladas. O aumento na produtividade, de 3%, não foi suficiente para superar a queda de 6% na área plantada. Segundo o secretário Gilman Viana, as oscilações das áreas plantadas com grãos em Minas Gerais estão dentro da normalidade. - São variações pequenas, que ocorrem anualmente, informa.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por