(PORSCHE)
Ver um Porsche rodando pelas ruas brasileiras tem se tornado trivial. A marca alemã tem se posicionado com uma das mais presentes entre os fabricantes de esportivos de luxo, o que motivou os executivos de Stuttgart a assumirem o controle das importações da marca, responsabilidade até então da Importadora Stuttgart, sediada em São Paulo.
Com cerca de 400 carros vendidos este ano, tendo o recém-lançado Macan, SUV compacto do porte do primo Audi Q5, como líder, a Porsche quer aproveitar o bom momento para a venda de carros de luxo no país e acompanhar de perto o mercado para decidir a melhor estratégia para a marca.
A fábrica marca o início de suas operações com a importação do 911 GT3, versão de alto desempenho do clássico cupê alemão, com desenvolvimento inspirado nas versões de competição do esportivo.
Visto de relance, ele parece ser mais um 911 como tantas outras versões, no entanto o GT3 recebeu tratamento exclusivo para garantir uma performance bem próxima dos carros de pista, mas para uso urbano. Sob o capô traseiro, ele abriga o tradicional motor boxer seis cilindros com 3.8 litros, com aspiração natural, de 481 cv e torque de 44,9 mkgf. A transmissão é a conhecida automatizada de sete marchas PDK. O conjunto permite acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e atingir a velocidade máxima de 315 km/h.
Já o conjunto de suspensão e freios foi projetado para fornecer o mesmo comportamento dinâmico e eficiência dos modelos que correm nas categorias de Turismo GT3, assim como emprego de materiais mais leves.
Vendido sob encomenda, seu preço é de R$ 874 mil, pequena fortuna para se ter um carro de corridas na garagem, mas com mimos de conforto como ar-condicionado, ajustes elétricos, sistema multimídia, som de alta fidelidade e outras “futilidades” proibidas nos carros para uso em autódromo.